19/08/2010 - Terça-Feira |
Coluna do Baleia |
BALEIA
Duas rodas O mundial de motos voltou esse final de semana das férias de verão da categoria começaram antes da categoria do Verme, e terminaram mais cedo, ou seja, duraram três semanas e não quatro como a F1. Essa coluna foi criada voltada mais para a F1. Mas como a F1 esta mais devagar que a Hispania do Bruno Senna,comentaremos da Moto GP nesse espaço hoje. A volta do mundial de motos foi em Berna República Techa. E numa pista que é tradição no calendário. Esse campeonato vive exclusivamente das categorias 125, Moto 2 que substituiu finada 250 dois tempos e da categoria rainha a Moto GP, que é a categoria com menos participantes no momento. A categoria 125 cc sempre foi a com maior números de competidores e a mais disputada a anos. Mas em 2010 com a morte da 250cc surgiu a moto 2 e a metade dos pilotos das 125 cc migraram para a nova categoria. No inicio do ano a maioria das pessoas criticavam essa nova categoria, pois matar uma categoria tradicional e que revelou muitos astros e pior com um motor de marca única. O que se revelou uma medida nada agradável aos fabricantes europeus. Pois esse motor é da Honda, a marca que tem influenciado a Dorna organizadora do campeonato. A marca já era alvo de criticas dos demais fabricantes depois que influenciou a Dorna ( organizadora do campeonato) a mudar o regulamento da Moto GP passando a potência de 990 cc para 800, obrigando assim todas as fabricantes a fazer uma motocicleta menor e com uma cilindrada nada convencional, o que gerou grandes custos a todos que encaram esse novo regulamento. Essa manobra toda foi criada apenas para ajudar o piloto principal da equipe um ser conhecido por Daniel Pedrosa. Pedrosa é uma cria da Honda isto é, da parte espanhola do HRC, que há anos é patrocinado por espanhóis. O domínio espanhol começou muito antes no motociclismo que na F 1. Na F1 é bem recente. E a única cria espanhola do mundo das quatro rodas com sucesso é Alonso. Mas Alonso tem uma mala por trás um ser conhecido como Flavio Briatore e o mundo enganador dos dois não deve durar muito. Apesar de suas manobras suja extra bastidores. Voltado ao mundo das motos essa manobra toda foi feita para ajudar a equipe Honda. Por que a Honda achava que criando uma moto menor poderia detonar a iminência parda chamada Valentino Rossi. Explicando melhor. A categoria Moto GP já foi criada por influência da Honda que sempre dominou a tecnologia dos motores quatro tempos, enquanto todas as categorias do mundial no passado eram dois tempos. Tínhamos as 50c, que depois passaram para 80 cc as 125cc as 250 ccc as 350 cc que já foram mais importantes que as 250 e a categoria rainha as 500cc. Por questões econômicas acabaram com as80cc e 350cc. Restaram as 125 250 e 500. A Honda como líder mundial em vendas de duas rodas foi obrigada se aventurar no mundo dos motores dois tempos mas antes tentou emplacar uma 500cc quatro tempos sem sucesso. Também tentou uma moto turbo. Mas nunca teve sucesso. E assim foi obrigada a fazer uma dois tempos e foi assim surgiu a Ns 500 dois tempos e de três cilindros. Enquanto Yamaha Suzuki e kawasaki usavam motores quatro cilindros de dois tempos. Essa Ns 500 surgiu em 1982 para que fique claro. os japas da Honda estiveram fora do mundial por alguns anos e quando tentaram voltar queriam voltar numa 4 tempos A Honda conseguiu com um grande orçamento fazer sua dois tempos campeã em 1983 com o norte americano Fred Spencer. #Ps. Nos anos 60 a Honda participou do mundial de motos com motos quatro tempos de quatro cilindros( Coisa nada normal para a época) e conseguiu fazer uma moto seis cilindros vencedora com o mito Mike Hailwood. E nos anos 80 dividiu campeonatos com Yamaha e Suzuki. Kawazaki e Cagiva eram meros figurantes. Já nos anos 90 houve um domínio maior da Honda. Mas a velha filosofia continuava, queriam emplacar as quatro tempos. E conseguiram em 2002 #Ps. Nos anos 60 a Honda participou do mundial de motos com motos quatro tempos de seis cilindros (Coisa nada normal para a época) e conseguiu ser vencedora com o mito Mike Hailwood. Com Rossi no comando as Hondas não tinham adversárias. Mas em 2004, Rossi foi para a Yamaha e conseguiu fazer da marca uma vencedora, Foi no GP da África do Sul a primeira vitoria com Rossi na Yamaha a marca não vencia há onze anos. Valentino fez da Yamaha M1 uma moto vencedora e ganhou três títulos com ela. Quando saiu da Honda e foi para Yamaha foi taxado de louco e agora fez outra deixa a Yamaha que a melhor do grid e vai para a Ducati. Outro desafio quase impossível. Assim como fez da Honda para Yamaha, Valle traz consigo tudo seu estafe técnico e deve fazer a torcida italiana feliz até o final do ano que vem. Pois é um Italiano numa maquina italiana. Vamos torcer! Felicidades a todos! |