Coluna do Baleia


A magia de um lugar


02/09/2010 - Terça-Feira
Coluna do Baleia
 
BALEIA

A magia de um lugar

Spa Francorchamps é um lugar mágico e a melhor pista do calendário. A rainha das pistas. O interessante é que ela não foi construída por nenhum mago das pranchetas ou alemão amigo do Verme Ecclestone. Essa pista é constituída em sua maioria por estradas do cotidiano na Bélgica. È um traçado mágico e único. Até para brincar no computador é pista mais prazerosa.

Movimentada. A edição 2010 do GP da Bélgica foi movimentada e meio que molhada. Lewis Hamilton contou com a ajuda de o pole Webber errar na largada. Hamilton dominou a corrida desde a primeira curva. Mas como é o Hamilton deu saidinha de pista num momento de chuva, por sorte dele seus perseguidores estavam muito atrás e o inglesinho voltou para pista ainda na liderança. Lewis ainda fez a volta mais rápida da corrida O piloto do safety car teve muito trabalho em Spa, mas ainda na GP 2.

Recuperação. Mark Webber da pole caiu para a sétima posição ao fechar a primeira volta. E no desenrolar da prova ainda conseguiu terminar no segundo posto. O interessante é que ele próprio disse no sábado que esse ano o pole em algumas provas não soube aproveitar essa regalia e aconteceu novamente e com ele.

Proibido. Sebastian Vettel foi afoito mais uma vez e cometeu um erro e bateu no carro de Button na lateral destruindo o radiador e a corrida do inglês. Mas foi um acidente de corrida. Só que a anta do Nigel Mansell o comissário mor desta etapa entendeu que não e puniu o alemãozinho com drive througt. Agindo dessa maneira vão inibir os pilotos são arrojados, já pensou, agora é proibido arriscar e errar.

Alzheimer. Os pilotos de F1 hoje já são meio que avesso ao arrojo e se começarem punir qualquer batidinha a turma foi andar em fila indiana. Logo o Mansell que era uma vaca brava. Muito braço é pouco celebro era a sua característica. Quantas vezes ele tirou algum piloto de provas por manobras afoitas e impensadas. Acho que o Alzheimer apagou essas cenas da cabeça dele. Seria de bom grado esquecerem ele para ser comissário de pista.

Mc Larem. Depois de duas etapas sem brilho a estrela do carro de Woking voltou a brilhar. Inexplicavelmente o carro voltou a ser competitivo. Se bem que os traçados de Hungria e Alemanha são bem diferentes de Spa. O paddock inteiro desconfia que a equipe inglesa não respeitou as ferias de verão.

300 Gp's. Barrichello foi homenageado com uma bela festa em Spa. Todos os pilotos do grid da F1 estavam presentes menos um. Não precisa dizer quem era! Se você não entendeu o piloto ausente era um alemão cheio de títulos e sem escrúpulos. Na corrida sua participação acabou antes do fim da primeira volta. Mas não foi em vão. Acertou a Ferrari do espanhol estragando com a corrida deste. Assim podemos concluir que o Rubinho ainda algo de bom, mesmo sem completar a primeira volta.

Mercedes. Os carros da equipe da estrela foram os únicos que realizaram apenas um pit stop. E com essa tática chegaram à zona de pontuação mesmo saído lá do fundão. Sem esquecer que Rosberg e Schumacher andarão se estranhado nesta etapa. Outro que fez uma ótima corrida foi o Adrian Suttil que terminou num quinto lugar.

Único. Spa é mesmo um lugar diferente. Pela primeira vez no ano dois carros das equipes nanicas conseguiram chegar no Q2. Heikki Kovalainen da Lótus e Timo Glock da Virgin.

Campeonato. Lewis voltou para a liderança do campeonato com 182 e Webber com 178 esta no vácuo três pontinhos atrás. Vettel, Button e Alonso ficaram sem pontos nessa etapa. Com isso a distância dos dois ponteiros ficou maior para com os três. Agora Vettel tem 151pts, Button 147pts e Alonso 141pts.

Felicidades a todos!

Voltar | Topo

Buscar Vídeos