Destaques Chip's Ball


CAMPEONATO MUNDIAL FEMININO: Brasil supera Cuba e fica a uma vitória da vaga nas semifinais


                                                         





Fótografo: André Melo/CBV


De virada, Brasil supera Cuba e garante a sétima vitória no Mundia


NAGOYA, 07/11/2010 – O confronto entre Brasil e Cuba pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Mundial foi exatamente como previu o técnico José Roberto Guimarães na véspera da partida: difícil e cheio de provocações. Neste DOMINGO (07.11), a seleção brasileira feminina de vôlei superou a catimba cubana e garantiu a sétima vitória na competição: 3 sets a 1 (23/25, 25/20, 25/13 e 25/18), em 1h36, no ginásio Nippongaishi, em Nagoya, no Japão. O resultado deixou o time verde e amarelo a um triunfo da vaga nas semifinais do Mundial.

“Sabíamos que seria um jogo difícil. As provocações continuam como antes. É sempre assim contra o Brasil, elas jogam duas vezes mais. Construímos a vitória ponto a ponto. Erramos demais no primeiro set, principalmente no passe e no ataque. Mas aos poucos fomos buscando espaços. A partir do segundo set, começamos a atacar mais pelo meio e acertamos o bloqueio. Conseguimos uma vitória importante e demos um grande passo para a classificação para as semifinais”, comentou Zé Roberto.


A capitã Fabiana teve a mesma leitura do jogo. “As cubanas são assim. Atacam, vibram na nossa cara, provocam muito. Mas conseguimos manter a calma. Não fomos bem no primeiro set, cometemos muitos erros, mas depois encaixamos o jogo. O saque e o bloqueio funcionaram e conseguimos uma grande vitória”, disse a meio de rede.


A cubana Carcaces terminou como a maior pontuadora da partida, com 19 acertos. Pelo Brasil, a oposto Sheilla foi a jogadora que mais marcou, com 17 pontos. As centrais Fabiana, com 15, e Thaísa, com 14, vieram em seguida. A ponteira Natália, que assinalou 12 pontos, exaltou a força do grupo.


“Hoje eu não estava tão bem no ataque e fiquei na cobertura do bloqueio. Ajudei na defesa e na recepção. Não estava conseguindo virar as bolas e as outras meninas assumiram. Ter um grupo forte é muito importante. Nós nos ajudamos”, comemorou a jovem Natália, de 21 anos.


Com sete vitórias em sete jogos e muito perto da conquista da vaga para as semifinais, técnico e jogadoras da seleção brasileira entraram na contagem regressiva. O caminho até o inédito título mundial está cada dia mais curto.


“Agora faltam quatro jogos. Vamos buscar a vitória a todo custo em todos eles. Queremos muito este título”, disse a ponteira Jaqueline.


“Estamos na contagem regressiva. Já superamos sete jogos, agora faltam quatro. Mas temos de pensar em um adversário por vez. Vamos estudar o time da Alemanha, que é organizado, bem treinado e vai dar muito trabalho. É uma equipe que mescla velocidade e bom sistema defensivo”, completou o técnico Zé Roberto.


Depois das vitórias nas duas primeiras rodadas da segunda fase, o time brasileiro folgará nesta segunda-feira (08.11) e voltará à quadra na TERÇA (09.11), às 3h (de Brasília) para o confronto com a Alemanha. A última rodada será na quarta (10.11). O Brasil enfrentará os Estados Unidos também às 3h.


Outros jogos


A vitória da Itália sobre os Estados Unidos (3 sets a 1) no último jogo do dia deixou o Brasil na liderança isolada do grupo F. Mais cedo, a Tailândia surpreendeu e superou a Holanda também por 3 sets a 1. A Alemanha derrotou a República Tcheca por 3 sets a 0. Brasil, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Holanda seguem na luta pelas duas vagas nas semifinais. Cuba, Tailândia e República Tcheca já estão fora da disputa pelo título.


Pela chave E, a Rússia manteve a invencibilidade no Mundial ao bater a Polônia por 3 sets a 0. A Coreia do Sul venceu o Peru por 3 sets a 1, a Sérvia superou a China pelo mesmo placar e o Japão passou pela Turquia: 3 sets a 1. Rússia, Coreia do Sul, Polônia, Sérvia, Turquia e Japão continuam brigando pela classificação para as semifinais. China e Peru já não tem chances de título.


O jogo – Brasil x Cuba


Depois de abrir o placar em bloqueio de Thaísa, a seleção brasileira aproveitou-se das falhas na recepção cubana e fez 6/2 em ace de Natália. A reação adversária, no entanto, não demorou e as cubanas chegaram ao empate: 8/8. Superior no bloqueio, Cuba passou a ditar o ritmo de jogo. No segundo tempo técnico, o placar apontava 16/12 para a seleção cubana. Eficiente no ataque e contando com os erros brasileiros neste fundamento, Cuba abriu 22/14. O Brasil começou a reagir e marcou cinco pontos consecutivos: 19/22. As brasileiras ainda chegaram muito perto do empate (23/24), mas viram as cubanas fecharem a primeira parcial: 25/23 em ataque de Palacios.


O Brasil voltou para o segundo set disposto a empatar a partida e chegou à primeira parada técnica em ataque de Jaqueline: 8/5. As brasileiras evoluíram em relação ao primeiro set, diminuíram o número de erros, cresceram no ataque e no bloqueio e abriram 16/10. Comandado pela capitã Fabiana, o time verde e amarelo não deu chances às cubanas e fez 23/19. A vitória veio em ataque da ponteira Jaqueline: 25/20.


A seleção brasileira continuou melhor no terceiro set: 8/5. Superior no saque e no ataque, o Brasil ampliou a vantagem e chegou ao segundo tempo técnico com 16/9 no placar. Soberano na partida, o time verde e amarelo fechou a terceira parcial sem dificuldades: 25/13.


O time cubano aproveitou-se dos erros brasileiros e construiu boa vantagem logo no início do quarto set: 8/3. Mas, em excelente reação, o Brasil marcou seis pontos consecutivos e virou a parcial: 9/8. Eficiente no ataque e no bloqueio, a equipe brasileira abriu 16/13. A vitória veio num erro do saque cubano: 25/18.


EQUIPES


BRASIL – Fabíola, Sheilla, Jaqueline, Natália, Thaísa e Fabiana. Líbero - Fabi


Entraram: Dani Lins, Joycinha e Sassá


Técnico - José Roberto Guimarães


CUBA – Silie, Carcaces, Giel, Cleger, Sanchez e Palacios. Líbero - Arredondo


Entraram: Santos e Cantañeda


Técnico – Juan Carlos Rodriguez


Confira abaixo a tabela do grupo F do Mundial:


Todos os jogos do Brasil terão transmissão ao vivo das TVs Globo e Bandeirantes e do canal Sportv


Local dos jogos: Ginásio Nippongaishi – Nagoya


** Horários de Brasília


06.11 – Holanda 3 x 1 Cuba


06.11 – República Tcheca 0 x 3 Estados Unidos


06.11 – BRASIL 3 x 0 Tailândia


06.11 – Itália 3 x 1 Alemanha


07.11 – Holanda 1 x 3 Tailândia


07.11 – República Tcheca 0 x 3 Alemanha


07.11 – BRASIL 3 x 1 Cuba


07.11 – Itália 3 x 1 Estados Unidos


09.11 – República Tcheca x Cuba – 0h45


09.11 – BRASIL x Alemanha – 3h


09.11 – Itália x Tailândia – 5h15


09.11 – Holanda x Estados Unidos – 7h30


10.11 – República Tcheca x Tailândia – 0h45


10.11 – BRASIL x Estados Unidos – 3h


10.11 – Holanda x Alemanha – 5h15


10.11 – Itália x Cuba – 7h30h

Fonte: www.cbv.com.br


Voltar | Topo

Buscar Vídeos