Coluna do Baleia


Malásia 2010


Essa terceira etapa do mundial de F1 foi boa, não tão movimentada como a da Austrália, mas boa de assistir. Todo por conta da ação da dona chuva e a estupidez ou arrogância das duas equipes principais do campeonato, Mc Larem e Ferrari, que na classificação, acharam por bem sair no final da Q3 como sempre o fazem só que todos (quase) sabiam que o céu estava para despencar. E essa ação dos maiorais foi a responsável pelo espetáculo.

E a mesma chuva que sempre marca presença quando se completa uma hora dessa etapa, depois que o Verme Ecclestone mudou o horário para o final da tarde, não se fez presente e se não fosse os quatro carros dos bam-bans no final do grid, A corrida seria um marasmo. Pois o Tiãozinho alemão desta feita não quebrou e não teve adversários para incomodá-lo. Dessa vez seu anjo não tirou o final de semana para descansar e deu no que deu e vai ser assim nas próximas etapas. Se o equipamento não o trair, ninguém segura o Tiãozinho e sua amada (Luscious Liz) RB 6.

O Verme mais uma vez contou com a sorte, pois não choveu na corrida, como era esperado. Os grandes times já haviam orquestrado uma ação conjunta pedindo o fim dessa medida comercial de manter a largado no final da tarde para coincidir com um horário melhor na Europa. Mas a velha raposa que de bobo não tem nada logo espalhou um comunicado de que as equipes e a Fia precisão tomar medidas para tornar as corridas mais emocionantes e sentenciou que a chuva da classificação foi a salvadora da situação do GP de domingo e realmente o foi.

Se o grid não estivesse de certa forma invertido a corrida seria outra. A graça de tudo foi a recuperação de Massa, Alonso, Hamilton e Button. Tanto que a TV chegou a iguinorar a corrida dos ponteiros e só mostrava a situação em raros momentos, tipo, quando Vettel parou para trocar pneus, ou em raros fleches durante a corrida. Claro que no finalzinho a bandeirada tinha que ser documentada.

A corrida começou com uma ótima largada de Vettel que terceiro pulou para ponta na primeira curva, isso tudo largando do lado sujo da pista. Foi ai que praticamente ganhou a etapa. Lá no fundão foi Hamilton quem fez uma ótima largada e foi seguido de Felipe Massa. Alonso se deu mal ao ir pelo lado de fora. Hamilton mais uma vez pilotou muito e acabou numa posição que não condiz com sua excelente performanse. Os Mc larem estão um foguete nas retas e todos estão de olho nessa situação, aquele sisteminha da entrada de ar que descarrega o ar no aerofólio traseiro está na mira de todas as equipes e isso ainda vai dar o que falar. É só eles ganharem duas etapas seguidas e onde houver grandes retas eles vão se dar bem.

Alonso como na Austrália também andou mais que o carro. Depois da primeira curva do GP Australiano parecia que a corrida do espanhol havia acabado ali, que mesmo com a ajuda da entrada safety-car, o desempenho do asturiano foi excepcional e chegou ao final atrás do Massa, que não teve este tipo de problema e perdeu posições por erros de pilotagem.

Mas o que ele, Alonso, realizou neste final de semana passado foi algo quase anormal. Não é qualquer um que consegui andar rápido e disputar posições com um carro avariado como ele o fez nesse final de semana. A maioria dos pilotos atuais abandonaria a etapa depois de constatar a avaria, pra falar a verdade, dá maneira que os carros de hoje são construídos não dá para entender como ele conseguiu levar seu carro até a duas voltas do final. Mas que deu para ouvir que havia algo de errado nas reduções de marchas deu. E com toda tecnologia de hoje, nos bólidos de F1, que ajuda os pilotos, na condução do carro, na hora desse tipo de defeito, atrapalha e muito a condução. Já num carro comum e de cambio mecânico é fácil guiar ser a embreagem, fácil em termos, pois disputar posições e freiadas tornam tudo um pouco complicado.

Suttil foi outro que não foi abandonado por seu anjo da guarda nesse final de semana, será que este mal só atingiu a turma dos chucrutes. Pois nos dois GP’s anteriores seu anjinho estava de férias, assim como o do Vettel. Mas desta vez chegou melhor do que seu equipamento poderia lhe oferecer e soube domar a gana de Hamilton. Mas se os grandes tivessem feito uma classificação normal ele certamente estaria um pouco mais atrás na bandeirada.

Kubica é outro que tem saído melhor que a encomenda. Esta fazendo com que a Renault não sinta a menor saudade do espanhol que era a estrela e espinha dorsal da equipe. È só olhar os resultados da equipe nas três primeiras etapas do ano passado. Também não teria chegado na quarta posição se os arrogantes tivessem largado em suas posições normais. Petrov também mostrou serviço e deu um calor no Hamilton por alguns momentos.

FELICIDADES A TODOS!


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