1- É vedado ao jogador o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio. Não poderão usar piercing, brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis etc... Será permitido somente o uso de aliança. Não sendo obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.
2- O equipamento dos jogadores compõe-se de camisa de manga curta, ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras, tênis confeccionados com lona, pelica ou couro macio, com solado e revestimento lateral de borracha ou material similar, ficando terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos com solado de couro ou pneu, ou que contenham travas. As caneleiras deverão estar completamente cobertas pelas meias e serem confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao jogador (borracha, plástico, poliuretano ou material similar). O capitão da equipe deverá usar uma braçadeira em um dos braços para identificá-lo. Os jogadores poderão usar tornozeleiras de qualquer cor, por dentro ou por fora das meias e camisas de mangas compridas por baixo das de mangas curtas, desde que sejam da mesma cor das mangas das camisas de mangas curtas.
3- Nas costas e na frente das respectivas camisas, obrigatoriamente, serão colocadas numeração de 1 a 99, sendo vedada a repetição de números na mesma equipe. Os números das costas terão o tamanho de 15 (quinze) a 20 (vinte) centímetros de altura e os números da frente terão o tamanho de 8 (oito) a 10 (dez) centímetros de altura. É igualmente obrigatória a diferenciação entre a cor do número e cor da camisa, visando assegurar a identificação pelo árbitro e pelo público. Nos jogos internacionais os números devem ser de 1 a 15, nas camisas e nos calções.
4- O goleiro usará uniforme com camisa de cor diferente dos jogadores de linha de ambas as equipes e árbitros, sendo-lhe permitido, com exclusividade, para fins de proteção, o uso de calça de agasalho sem bolso e zipper.
5- O jogador que se apresentar na quadra de jogo utilizando sob seu calção, o short térmico, somente poderá utilizá-lo se for da mesma cor predominante no calção.
6- O jogador que não se apresentar devidamente equipado, camisa por
dentro do calção, meiões levantadas, desatendendo às exigências desta
regra, será retirado da quadra de jogo, temporariamente, somente
podendo retornar à disputa da partida com a autorização do árbitro e no
momento em que a bola estiver fora do jogo e uma vez verificada a
regularidade do equipamento. O jogador que tiver que deixar a quadra de
jogo para corrigir o seu equipamento, deverá fazê-lo pela zona de
substituição correspondente a sua equipe.
7- O jogador não pode levantar a camisa para mostrar camisetas
interiores com lemas ou publicidade. Os organizadores da competição
devem sancionar o jogador e a arbitragem punir com cartão amarelo.
8- Os jogadores podem usar proteções durante os jogos para evitar lesões, como tornezeleiras, cocheiras, máscaras faciais, etc...desde que não sejam perigosas para si e adversários.
9- Se os árbitros tiverem que paralisar o jogo para punir o jogador que não esteja uniformizado, deve ser cobrado um tiro livre indireto contra sua equipe.
10- As camisas dos goleiros de uma equipe podem ser da mesma cor das camisas dos goleiros adversários, o importante é que sejam de cores diferentes das camisas dos jogadores das duas equipes.
11- Não será permitido o uso de camisas vazadas ou numerações feitas com esparadrapo ou qualquer outro tipo de fita adesiva.
12- Os jogadores não podem usar as ataduras por fora dos meiões.
Da comissão técnica
Os membros da comissão técnica podem permanecer no banco de reservas usando bermudas, short ou agasalhos, desde que sejam uniformes dos clubes. Não será permitido uso de camisas sem mangas, sandálias ou chinelos, uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação (rádio, telefone, etc...)
Dos árbitros
1- Os árbitros usarão, obrigatoriamente, camisas de manga curta ou comprida, nas cores determinadas e aprovadas por sua entidade, além de bermudas, meias e tênis preto.
2- Os árbitros utilizarão, sempre que necessário, camisas, bermudas e meiões de cores distintas que os possam diferenciar dos uniformes dos jogadores de linha de ambas as equipes.
3- Quando em baixas temperaturas poderão usar calça, cinto, meias e tênis brancos.
4- Os oficiais de arbitragem que usarem uniformes em desacordo com os previstos nesta regra, não podem usar os distintivos da FIFA e CBFS.
Dos anotadores e cronometristas
Os anotadores e cronometristas usarão, obrigatoriamente, camisa de
manga curta ou manga comprida, nas cores determinadas por sua
entidade, além de bermudas ou calça, cinto, meias e tênis ou sapatos de
cor preta.
Equipe de arbitragem
1- Os oficiais de arbitragem usarão na camisa, à altura do peito e no lado esquerdo, o distintivo da entidade a que estiverem vinculados.
2- Os árbitros pertencentes ao quadro nacional ou internacional usarão o distintivo da entidade máxima nacional ou internacional. Os anotadores/cronometristas pertencentes ao quadro nacional, usarão o distintivo da entidade máxima nacional.
3- As duplas de arbitragem (árbitro principal e auxiliar) e (cronometrista e anotador) usarão camisas nas mesmas cores, bermudas ou calças, em dupla ou quartetos, distintos, de acordo com o previsto em sua funções, permanecendo inalterados os demais equipamentos.
Recomendações:
a) Os oficiais de arbitragem devem observar se as camisas dos jogadores possuem número na frente e nas costas;
b) Não permitir que os goleiros titulares, goleiros reservas e goleiros linha, usem camisas da mesma cor das camisas dos jogadores de linha;
c) Não permitir que os jogadores usem short térmico de cor diferente da cor predominante dos calções;
d) Não permitir que os jogadores usem brincos, piercing, pulseiras, cordões, colares, anéis ou qualquer outro objeto que possa oferecer perigo aos outros jogadores e a si próprio, mesmo que protegidos com esparadrapo ou similar;
e) Quando qualquer jogador entrar na função de goleiro linha, com a camisa da mesma cor ou semelhante a de sua equipe ou da equipe adversária, os árbitros devem paralisar o jogo e advertir, obrigatoriamente, com cartão amarelo, por estar indevidamente uniformizado, anulando qualquer vantagem obtida, por infringir a regra;
f) Não deixar de conferir os equipamentos de todos os jogadores antes do início da partida, no início do 2º período e durante toda a partida;
g) Não permitir que os jogadores usem caneleiras que na interpretação do árbitro, não façam a devida proteção do jogador;
h) Quando na comemoração de um gol, o jogador colocar a camisa na cabeça ou retirar do corpo, os árbitros devem adverti-lo com cartão amarelo;
i) Se o jogador colocar na cabeça ou retirar a camisa mesmo tendo outra
igual por baixo, deve ser punido da mesma forma que a letra anterior;
j) Quando qualquer jogador entrar na função de goleiro linha, não poderá
usar colete ou camisa vazada, deverá usar, obrigatoriamente, uma
camisa de manga curta ou comprida, com o mesmo número que
estava usando anteriormente;
k) Nos calções somente é obrigatório o uso da numeração nos jogos internacionais ou quando o regulamento da competição exigir, mas se usar deverá ser o mesmo das camisas;
l) Não será permitido uso de camisa vazada ou com numeração feita com esparadrapo ou qualquer tipo de fita adesiva;
m) Não permitir que os jogadores usem ataduras por fora dos meiões;
n) Não permitir que os jogadores usem camisas de mangas compridas
por baixo das camisas de mangas curtas que sejam de cores
diferentes das mangas das camisas de mangas curtas;
o) Os jogadores podem se apresentar em quadra, alguns usando camisas de mangas curtas e outros usando mangas compridas, desde que sejam da mesma cor das mangas das camisas de mangas curtas.