Santos vence o São Paulo e enfrenta o Guarani que venceu a Ponte Preta.
O Santos visitou o São Paulo no Morumbi, contou novamente com os gols de Neymar e chegou à quarta final de Campeonato Paulista consecutiva ao vencer por 3 a 1. Agora, tentará ser tricampeão depois de 43 anos - a última vez que venceu três títulos estaduais em sequência foi em 1967, 67 e 69. Já o São Paulo acumula a sexta eliminação seguida em semifinais de Paulistão.
Logo no início do jogo, Alan Kardec recebeu lançamento de Arouca e foi derrubado por Paulo Miranda na área. Pênalti, que Neymar bateu forte, no alto, para fazer o primeiro gol do jogo. Ainda antes do intervalo, Neymar ganhou em velocidade da zaga são-paulina e tocou no canto de Dênis para marcar o segundo.
O primeiro gol marcou o de número 100 de Neymar com a camisa do Santos; com o segundo, ele chegou a 101 e empatou com Juary na lista de artilheiros da história santista. Na comemoração, Neymar lembrou Juary e deu voltas na bandeirinha de escanteio, imitando a tradicional fora do ex-jogador festejar os gols.
Na segunda etapa, o Santos fez o terceiro com Alan Kardec, que completou cruzamento no segundo pau. Mas a arbitragem viu falta no meio da área e anulou o gol santista. Depois, foi a vez do São Paulo crescer no jogo. E aos 18 minutos, em posição duvidosa, Willian José diminuiu, vencendo o goleiro Aranha que substituiu, já na segunda etapa, o lesionado Rafael.
Mas aos 32 minutos, Neymar marcou o terceiro dele no jogo, o 102º com a camisa santista e ficou a apenas dois de Serginho Chulapa e João Paulo na corrida pelo posto de maior goleador após a Era Pelé. O camisa 11 recebeu na entrada da área, bateu forte e contou com a colaboração do goleiro Dênis, que espalmou para cima e deixou a bola morrer no fundo das redes.
Agora, o Santos espera o vencedor de Guarani ou Ponte Preta, que jogam ainda neste domingo em Campinas.
O Guarani está na final do Campeonato Paulista depois de 24 anos. Com a virada de 3 a 1 sobre a rival Ponte Preta no Brinco de Ouro, o time comandado pelo técnico Vadão enfrentará o Santos na grande final que será disputada em duas partidas e começa na semana que vem.
No primeiro tempo, Caio recebeu na entrada da área, limpou o zagueiro e colocou a Ponte na frente. O Guarani, além de ir para o vestiário em desvantagem, já havia perdido o meia Fumagalli, lesionado.
Mas depois do intervalo Fábio Bahia empatou aos oito minutos, concluindo rápido contra-ataque dos donos da casa. Aos 23 foi a vez de Medina, que saiu no banco para substituir Fumagalli, fazer o gol da virada. E, já aos 41, o mesmo Medina fez o terceiro, de cabeça, para garantir a classificação.
A última final do Guarani foi no Campeonato Paulista de 1988, quando acabou superado pelo Corinthians de Viola. Naquela temporada, Evair, então centroavante da equipe alviverde de Campinas, foi o artilheiro do Estadual com 19 gols. O Santos, rival deste ano, é o único time que venceu o Guarani dentro de casa neste Paulistão: em 10 jogos no Brinco de Ouro, foram nove vitórias.
Confira os resultados:
18h30 Brinco de Ouro da Princesa
Guarani 3 x 1 Ponte Preta
16h Morumbi
São Paulo 1 x 3 Santos
Reprodução/ESPN