Internacional 2 x 1 Cruzeiro
O Beira-Rio pode estar à metade, ocupado apenas no anel superior devido às obras, mas o sábado colorado foi cheio, generoso, completo. Depois de recepcionar o reforço Diego Forlán com a pompa e a festa mais do que merecidas, a torcida - e o próprio uruguaio, num dos camarotes do estádio - viu o Inter bater o Cruzeiro por 2 a 1. Na gélida noite à beira do Guaíba, brilhou a estrela de quem agora ruma a Londres pelo sonho do ouro. Convocados para as Olimpíadas, Oscar e Leandro Damião marcaram os gols. Léo descontou numa bela bicicleta.
Com o resultado, válido pela oitava rodada do Brasileirão, o Inter termina o sábado no G-4, com 15 pontos. Precisará secar o rival Grêmio, que enfrenta o Santos na Vila Belmiro, para fechar o fim de semana entre os que hoje se classificariam à Libertadores. Já o Cruzeiro, depois de perder a invencibilidade no campeonato para o São Paulo, emplaca nova derrota e, com 14 pontos, despede-se do pelotão de elite da tabela, alojando-se na quinta posição.
Assim como Dorival, Nei também foi vaiado pela exigente torcida colorada. Ao final da partida, preferiu valorizar o resultado.
- Jogamos de maneira inteligente - considera. - Vaias vão e voltam.
O ex-colorado Tinga lamentou a derrota devido à atuação do Cruzeiro. Segundo o volante, o Inter se valeu de jogadas individuais para decidir.
- Sabemos que, taticamente, fomos melhores - analisa.
As equipes têm uma semana inteira para treinamentos. No próximo domingo, o Inter recebe o Santos no Beira-Rio, às 16h. No mesmo horário, o Cruzeiro enfrenta o Grêmio, no Independência.
Botafogo 3 x 0 Bahia
O sábado foi de festa para os alvinegros. O Engenhão, que recebeu público de 20.746 torcedores (16.718 pagantes), foi palco da apresentação de Seedorf e de uma boa atuação do Botafogo, que bateu o Bahia por 3 a 0. O destaque foi Cidinho, que fez sua primeira partida como titular neste Campeonato Brasileiro e marcou duas vezes. Elkeson, em chute de primeira, marcou um belo gol e fechou a vitória, que arrancou aplausos do craque holandês no camarote.
O Botafogo chega a 12 pontos, provisoriamente em sexto lugar. Terá chance de se posicionar melhor na tabela na quarta-feira, quando fará o jogo adiado da sétima rodada, contra o Corinthians, às 19h30m, no Pacaembu. No próximo fim de semana, fará o clássico contra o Fluminense, no domingo.
O Bahia, que ainda não venceu fora de casa, continua com sete pontos, em 16º lugar. Para que entre na zona de rebaixamento, bastará uma vitória de Palmeiras, Santos ou Corinthians neste domingo. Na próxima rodada, a equipe terá a chance de recuperar em casa, diante do Flamengo.
Antes da partida, uma rápida apresentação de Seedorf, que durou seis minutos, animou o público, com fogos, chuva de papel picado e apresentação do humorista Marcelo Adnet, que provocou o Flamengo. O holandês chegou ao estádio de helicóptero, foi até o gramado, brincou com a bola e foi ovacionado pelos torcedores. Agradeceu o carinho e disse que começa a trabalhar com os novos companheiros na próxima semana.
A torcida, que gritou "olé" já aos 23 minutos do segundo tempo, aplaudiu Cidinho quando ele deixou o campo para a entrada de Fellype Gabriel. O jogador brincou após a partida com a semelhança na pronúncia do seu nome com o de Seedorf.
- O nome é parecido, né? A brincadeira já está rolando, mas não penso em mudar a grafia do meu para Seedinho, não (risos) - afirmou o meia de 19 anos, contando a experiência de conhecer o holandês no vestiário. - Ele nos cumprimentou e desejou boa sorte. Aos poucos vamos começar a trabalhar juntos, e será muito legal.
O técnico Falcão lamentou a má atuação e o baixo poder de fogo do Bahia, que concluiu a gol apenas quatro vezes (contra 13 do adversário).
- É muito pouco. Quando joga mal, é difícil de ganhar. Como também não tem garantia de que, jogando bem, vai conseguir um bom resultado. Tenho que analisar a atuação, e foi abaixo do que pensamos para o Bahia. O Botafogo fez uma belíssima atuação, e quando tem esse casamento, do time adversário jogando bem e a gente errando tudo, a tendência é perder o jogo.
Atlético GO 0 X 1 Naútico
Em um jogo de dois tempos bastante distintos, o Náutico não tomou conhecimento do Atlético-GO no estádio Serra Dourada, em Goiânia, e afundou ainda mais o time goiano na lanterna do Brasileirão. O Timbu venceu a partida por 1 a 0, interrompeu a sequência de derrotas e avançou para a décima posição, com dez pontos. A vitória dos pernambuca foi construída aos 22 minutos do primeiro tempo com o atacante Araújo, artilheiro do time e da Série A com cinco gols - ao lado de Alecsandro, do Vasco.
Com a derrota, o Atlético-GO continua com dois pontos e mostra que é um sério candidato ao rebaixamento para a Série B do próximo ano. Sem forças para vencer o Náutico em casa, o Dragão chegou à sexta derrota consecutiva (incluindo duas goleadas - para o Coritiba, por 3 a 0 e Fluminense, por 4 a 1) e ainda não sabe o que é vencer neste Brasileirão.
- Esta situação do Atlético-GO não é irreversível. A torcida tem toda a razão em cobrar, mas não vamos abaixar a cabeça - disse o zagueiro Gabriel.
- O Araújo conhece todos os atalhos do Serra Dourada. Parabéns para ele - disse o lateral Lúcio, referindo-se ao companheiro de clube que fez história no Goiás.
Na nona rodada, o Náutico continuará jogando fora de casa. O adversário será ninguém menos que o campeão da Libertadores. O jogo contra o Corinthians está marcado para às 18h30m do próximo sábado, no estádio Pacaembu. O desafio do Atlético-GO não será menos indigesto, pois o Dragão terá o Vasco pela frente no domingo, às 18h30m, no estádio São Januário.
Fluminense 1 x 0 Flamengo
Assim como no jogo de cem anos atrás, foram os tricolores que comemoraram. Em tarde de festa - e chuva - no Engenhão pela data comemorativa do Fla-Flu, Fred desencantou em seu sexto clássico contra os rubro-negros e marcou o único gol da partida, logo aos dez minutos. O placar de 1 a 0 deixa o Fluminense secando o Atlético-MG, que joga ainda neste domingo contra a Portuguesa, para ficar com a liderança do Campeonato Brasileiro pela primeira vez após oito rodadas.
O Flamengo, que se viu obrigado a tomar a iniciativa de atacar após sofrer um gol cedo, terminou a partida com 61% de posse de bola. E teve o dobro de finalizações do que o adversário (14 a sete), mas sem criar tantas chances de perigo assim. O time fica estacionado nos 12 pontos, na nona colocação.
Fred, que voltou a jogar após duas partidas ausente, agora está a dois gols de se igualar a Magno Alves como o maior artilheiro do Fluminense em Brasileiros.
- Só de poder participar, me sinto honrado. Fazer gol é especial para mim. É especial porque eu estava esperando esse gol há tanto tempo, e ele veio na hora boa, na hora dos cem anos, uma data especial. É o clássico mais charmoso do Brasil, e eu estou muito feliz. Está tudo bem comigo, agora é só pegar ritmo e fazer mais e mais gols - afirmou.
Santos 4 x 2 Grêmio
O Santos desencantou. Sem vencer desde o final de maio e devendo boas atuações à torcida, o Peixe conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao bater o Grêmio por 4 a 2 na Vila Belmiro, pela oitava rodada da competição. As vaias, que ecoaram no estádio após o empate diante do Coritiba há duas semanas, transformaram-se, enfim, em aplausos.
O destaque da noite acabou sendo o meia Felipe Anderson. Vestindo a 10 de Paulo Henrique Ganso (poupado), o jogador - sempre muito criticado pela torcida e cobrado por Muricy Ramalho - marcou um golaço e participou dos outros três tentos assinalados pelo Alvinegro. Não à toa, deixou o campo ovacionado. Com o resultado, o Peixe foi a oito pontos, saindo da zona de rebaixamento, e fica momentaneamente em 14º lugar. O Grêmio está em oitavo, com 12.
O jogo marcou o 'até logo' de Neymar, que se apresenta nesta segunda-feira à Seleção, que disputará os Jogos Olímpicos de Londres - Ganso e Rafael são os outros santistas que também estão na lista de Mano Menezes. Neymar fez um gol e participou de outro, anotado por Edu Dracena.
Do lado gremista, o time até iniciou as duas etapas com mais volume de jogo que o Santos. A equipe gaúcha, no entanto, não conseguiu dar sequência ao ímpeto e caiu na marcação santista.
Na próxima rodada, o Santos volta a enfrentar um time gaúcho - pega o Internacional, domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Já o Grêmio encara o Cruzeiro, no mesmo dia, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Figueirense 1 X 1 Vasco
Em jogo de tempos distintos, a igualdade no placar reflete a atuação de dois times que alternaram momentos de domínio ao longo dos 90 minutos. Melhor em campo na primeira etapa, o Vasco sucumbiu à pressão do Figueirense depois do intervalo, e as duas equipes ficaram no 1 a 1, neste domingo, no estádio Orlando Scarpelli, em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão. Os vascaínos chegaram a 17 pontos na competição e desperdiçaram a chance de assumir a liderança, enquanto os catarinenses agora somam oito pontos, ainda próximos da zona de rebaixamento.
Pouco antes da partida, o Figueirense apresentou Loco Abreu, ex-Botafogo, como novo reforço da equipe. Mas o primeiro gol do confronto saiu do pé direito de um jogador que deve estar de saída do seu clube. Com duas propostas da Arábia Saudita, Diego Souza abriu o placar. Roni, que entrara no intervalo, decretou o empate num jogo movimentado, que teve uma bola na trave de cada lado e pênalti desperdiçado pelos catarinenses.
São Paulo 3 x 1 Coritiba
O São Paulo segue sua escalada no Brasileirão. Na partida que marcou as despedidas do interino Milton Cruz, já que Ney Franco se apresentará nesta segunda, e Lucas, que vai defender o Brasil nas Olimpíadas de Londres, o time aproveitou-se de um Coritiba reserva e venceu por 3 a 1, no Morumbi. Na base da velocidade, dominou a maior parte do duelo e agradou o seu novo técnico, que assistiu ao jogo em um camarote do estádio.
Foi a segunda vitória consecutiva do Tricolor, que entrou no G-4 da competição. O time foi aos 15 pontos, três a menos que o líder Fluminense, e chegou ao quarto lugar na tabela. A equipe tem a mesma pontuação do Internacional, mas leva vantagem por ter uma vitória a mais. Já o Coritiba, completamente focado na decisão da Copa do Brasil, sofreu sua quinta derrota em oito partidas, caiu para 16º, com sete pontos e se aproximou do Z-4.
Pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes voltarão a campo no próximo final de semana. No domingo, o São Paulo fará o clássico paulista contra o Palmeiras, na Arena Barueri. Já o time paranaense, que na quarta decide em casa a Copa do Brasil contra o Palmeiras, buscará a reabilitação no nacional contra a Ponte Preta, sábado, em Campinas.
Sport 1 x 1 Corinthians
Aos 44 minutos do segundo tempo, os reservas do Corinthians deixaram escapar a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Com um jogador a mais na segunda etapa - Felipe Azevedo foi expulso por reclamação -, o Timão vaciliou no fim e permitiu que o Sport chegasse ao empate por 1 a 1, neste domingo, na Ilha do Retiro. Liedson marcou para o Timão e Marquinhos Gabriel deixou tudo igual.
Os pernambucanos poderiam ter construído um triunfo já no primeiro tempo, mas perderam inúmeras chances e pararam no goleiro Julio Cesar. O tropeço impede que o Leão embale depois da vitória fora de casa sobre o Coritiba na rodada passada. Com o ponto acumulado, ele sobe para oito e aparece na 12º colocação. No próximo domingo, recebe a Portuguesa, às 18h30m, novamente em Recife.
Apesar de ter atuado fora de casa, o placar não ajuda o Corinthians a melhorar a situação dele no Brasileirão. O Timão continua na penúltima colocação, agora com cinco pontos. Na quarta-feira, recebe o Botafogo, às 19h30m, no Pacaembu, em partida da sétima rodada, adiada em virtude das finais da Libertadores. O técnico Tite e todos os titulares voltam.
Ponte Preta 1 x 0 Palmeiras
O Palmeiras queria adiar a partida contra a Ponte Preta, mas não conseguiu. Já era certo que a cabeça estaria longe dali, na quarta-feira, final da Copa do Brasil, contra o Coritiba. Mas a Macaca, que nada tinha a ver com a história, fez seu papel em casa, contou com falha de Deola e conseguiu a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro: 1 a 0, no Majestoso, em Campinas.
O Verdão entrou em campo com um time formado apenas por reservas, a maioria recém-promovida das equipes de base - três deles sequer haviam estreado na equipe principal. Com muita vontade e pouco entrosamento, esse Palmeiras alternativo viu Ricardinho marcar, de falta, o único gol da partida, ainda na primeira etapa. Sem entrosamento, o Verdão não conseguiu reagir, e a Ponte soube cozinhar o jogo. No fim, por reclamar da arbitragem de Marcelo Aparecido de Souza (SP), o técnico Luiz Felipe Scolari foi expulso de campo.
Com o resultado, o Palmeiras não consegue sair do Z-4. O time está na 18ª colocação, com seis pontos ganhos. Em oito partidas, o time conquistou apenas uma vitória, empatou três e perdeu quatro jogos. Já a Ponte Preta sobe para a 10ª posição, com 12 pontos - três vitórias, três empates e duas derrotas.
Na próxima rodada a Ponte Preta pega o Coritiba, no Moisés Lucarelli, sábado, 21h. O Palmeiras pega antes o mesmo adversário, mas pela final da Copa do Brasi, quarta-feira, no Couto Pereira. Pelo Brasileirão, o Verdão faz o clássico contra o São Paulo, domingo, às 18h30m, na Arena Barueri.
Atlético MG 2 x 0 Portuguesa
Com a ajuda de Victor e Dida, o Atlético-MG conseguiu se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro. Os dois goleiros foram fundamentais para o time comandado pelo técnico Cuca sair do Independência vitorioso na noite deste domingo: 2 a 0 em cima da Portuguesa.
Os gols de Marcos Rocha e Leonardo Silva contaram com falhas do experiente goleiro da Lusa, que até então, não havia sofrido nenhum na competição. E a defesa alvinegra emplacou o quinto jogo sem ser vazada - graças principalmente às intervenções do recém-contratado e estreante Victor.
O resultado, além de deixar o Galo sozinho no topo, com 19 pontos, faz a Lusa perder uma posição na tabela, caindo para 13º, com oito pontos, apenas um acima da temida zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Atlético-MG vai a Florianópolis, onde encara o Figueirense, no sábado, às 18h30m (de Brasília), no Orlando Scarpelli. No mesmo horário, a Portuguesa medirá forças contra o Sport no domingo, a partir das 18h30m, na Ilha do Retiro.
Por ter jogado no início da noite, o Galo entrou em campo sabendo que uma simples vitória lhe daria a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, graças ao empate do Vasco com o Figueirense, em Florianópolis. Porém, um empate custaria a perda do primeiro lugar para o Fluminense, que derrotou o Flamengo por 1 a 0, no Engenhão.
A rodada
Sábado 07/07 2012
Botafogo-RJ 3 x 0 Bahia-BA
Internacional-RS 2 x 1 Cruzeiro-MG
Atlético-GO 0 x 1 Náutico-PE
Domingo 08/07/2012
São Paulo-SP 3 x 1 Coritiba-PR
Figueirense-SC 1 x 1 Vasco da Gama-RJ
Santos-SP 4 x 2 Grêmio-RS
Fluminense-RJ 1 x 0 Flamengo-RJ
Ponte Preta-SP 1 x 0 Palmeiras-SP
Sport-PE 1 x 1 Corinthians-SP
Atlético-MG 2 x 0 Portuguesa-SP
Foto: Site Oficial do Atlético Mineiro