SPORT 1 x 4 Atlético MG
O início do jogo deste sábado, contra o Sport, preocupou os atleticanos. Mas o Galo, após levar o primeiro gol na Ilha do Retiro, despertou, melhorou a sua atuação e voltou a apresentar um futebol de líder. O resultado foi uma goleada por 4 a 1 que mantém a liderança do time de Cuca.
Gilberto abriu o marcador para os mandantes. Depois, ainda no primeiro tempo, Danilinho empatou. Na segunda etapa, Ronaldinho, Jô e Bernard, destaque do jogo, marcaram.
O Galo agora soma 28 pontos. O Vasco, que venceu o Santos, é o vice-líder, com 26 pontos. A equipe paulista, inclusive, é o próximo adversário do Galo, quinta-feira, no Independência.
Primeiro tempo difícil
O primeiro tempo se dividiu em duas partes, na Ilha do Retiro. Até o gol do Sport, aos 25 minutos, a equipe mandante dominou a partida, aproveitando-se da falta de inspiração do Galo. Mas, depois, o time de Cuca cresceu, chegou ao empate e teve outras oportunidades de marcar.
No seu campo ofensivo, o Sport pressionou o Galo até abrir o marcador. A alternativa alvinegra para atacar não dava certo, com as bolas longas. O gol foi anotado por Gilberto em falha do sistema defensivo do Atlético. Ele apareceu bem dentro da área para completar cruzamento rasteiro de Cicinho.
Aos 33 minutos, houve o empate. Bernard fez boa jogada pela esquerda e tocou para Ronaldinho, no centro da área. O camisa 49 finalizou prensado e a bola sobrou para Danilinho concretizar. Depois, o Atlético teve boas chances em jogadas pela esquerda, com Bernard, e Jô.
Soberania de líder na segunda etapa
O Atlético se acertou e conseguiu a vitória de forma imponente no segundo tempo. O time de Cuca melhorou principalmente após o Sport abrir mão de um volante (Marquinhos Paraná) e colocar um atacante (Gilsinho), aos 13 minutos.
O gol da virada foi de Ronaldinho Gaúcho. Ele avançou em contra ataque fulminante pela esquerda. O camisa 49 enganou Edcarlos na marcação, balançou e finalizou no canto de Magrão. O Galo mostrava o valor que a liderança tem e que não deixaria o primeiro lugar facilmente, enquanto o rival Vasco batia o Santos no Rio de Janeiro.
Depois, Bernard fez uma jogada espetacular no canto esquerdo da área, enganou Moacir e cruzou na medida certa para Jô. O atacante alvinegro finalizou com precisão, de cabeça, sem chances para Magrão. A parceria ofensiva alvinegra fez o torcedor se lembrar dos tempos de Marques e Guilherme.
Bernard protagonizou outro lance incrível logo depois. A bola sobrou para o meia na entrada da área. Ele viu Magrão adiantado e, com muita classe, bateu por cobertura, aumentando o marcador.
Corinthians 1 x 1 Portuguesa
O Corinthians levou 31.106 pagantes num sábado à noite ao Pacaembu, mas não conseguiu a vitória sobre a Portuguesa. Depois de um fraco primeiro tempo, quando viu Héverton abrir o placar para a Lusa, o Timão voltou melhor na etapa final, reagiu, chegou ao empate (com um gol de falta de Douglas) e deu mostras de que poderia virar. Mas falhou nas finalizações. O resultado de 1 a 1 acabou sendo ruim para os dois times - o Timão fica na 12ª posição com 12 pontos, 16 atrás do líder Atlético-MG, e a Portuguesa fica com nove, na 15ª colocação, podendo terminar a rodada na zona do rebaixamento, dependendo dos resultados deste domingo.
Por mais que esteja em situação complicada na tabela de classificação, a Lusa segue invicta nos clássicos regionais neste Campeonato Brasileiro. O time do Canindé venceu o São Paulo e empatou contra Palmeiras, Santos e Corinthians. A partida também marcou o reencontro de Dida com o Timão. A torcida alvinegra reverenciou o goleiro, que conquistou vários títulos com a camisa do time do Parque São Jorge.
Já o Timão perde um pouco o ritmo na recuperação após o título da Taça Libertadores da América. A equipe da casa havia vencido duas seguidas – maior série na competição –, mas conquistou apenas um ponto neste sábado. A ausência de Danilo, poupado pela comissão técnica, foi sentida. Edenílson, o substituto, não teve boa atuação.
– No primeiro tempo não fomos bem, mas no segundo reagimos e criamos chances para vencer a partida – comentou o lateral corintiano Fábio Santos.
O próximo jogo do Corinthians será na quarta-feira, novamente no Pacaembu, contra o Cruzeiro - Douglas recebeu o terceiro amarelo e será desfalque
Vasco 2 X 0 Santos
O sábado começou com más notícias para o Vasco, que confirmou as saídas de Fagner e Diego Souza, negociados. À noite, entretanto, a torcida encontrou motivos para sorrir. O time recebeu o Santos, em São Januário, e não teve dificuldades para vencer o rival, que tem jogado desfalcado de seus maiores craques, Neymar e Ganso, que estão a serviço da Seleção olímpica. Douglas e Alecsandro fizeram os gols da vitória cruz-maltina pelo placar de 2 a 0. A partida foi válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Vasco chegou a 26 pontos e se manteve em segundo lugar, a dois pontos do líder Atlético-MG. Estamos sabendo jogar as partidas. São todas totalmente diferentes. Contra o São Paulo (vitória por 1 a 0) foi uma, hoje foi outra. Estamos mantendo a humildade de marcar e tendo a qualidade para fazer o melhor - disse Alecsandro, artilheiro do Brasileiro (sete gols).
O Peixe, por sua vez, segue na 14ª colocação, com modestos dez pontos. O time continua sem conseguir sequer fazer gol nos jogos fora de casa neste Brasileirão.
- Não podemos reclamar, porque a gente não se preparou bem. Tinham de ter chegado mais jogadores. Estamos pagando por isso e temos de levantar a cabeça porque temos um ano todo pela frente - avaliou o técnico Muricy Ramalho.
O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira. O time faz o clássico contra o Botafogo, no Engenhão. No dia seguinte, o Santos visita o líder Atlético-MG, em Belo Horizonte.
Cruzeiro 1 x 0 Flamengo
Esteve longe de ser o melhor dos jogos do Cruzeiro ou o pior dos jogos do Flamengo. Mas fase é fase. Em uma tarde emblemática para a péssima maré rubro-negra, a Raposa contou com o oportunismo de Borges, seu novo centroavante, para vencer por 1 a 0 neste domingo, no estádio Independência. Os visitantes perderam gols inacreditáveis, especialmente com Vagner Love, e mantiveram a pressão sobre o técnico Joel Santana.
Foi uma partida equilibrada, de idas e vindas, ataques e respostas. E que rendeu um dos lances mais incríveis da temporada no futebol brasileiro. O Flamengo teve uma sequência de quatro tentativas, em poucos segundos, todas salvas ou pelo goleiro Fábio, ou pelos zagueiros, ou pelo travessão.
Mas não passou de um susto para o Cruzeiro. Com a vitória, o time de Celso Roth subiu para 20 pontos, na quarta colocação (ainda podendo cair para quinto). O Rubro-Negro, com 15, é o décimo.
A Raposa volta a campo na quarta-feira. Visita o Corinthians às 21h50m no Pacaembu. O Flamengo, um dia depois, recebe a Portuguesa.
Palmeiras 3 x 0 Naútico
A ressaca após o título da Copa do Brasil acabou pelos lados do Palmeiras. Neste domingo, na Arena Barueri, a equipe conquistou, diante do Náutico, o primeiro resultado positivo desde a conquista do título: 3 a 0. Para pouco mais de sete mil pessoas e com gols de Obina, Mazinho e Márcio Araújo, o Verdão chegou à segunda vitória no Campeonato Brasileiro e deu adeus à zona de rebaixamento, agora com dez pontos. Já o Náutico tem 13, mas segue sem se firmar - o Timbu alterna vitórias e derrotas há cinco rodadas.
O Verdão não conquistava um triunfo desde o primeiro jogo da final da Copa do Brasil: 2 a 0 contra o Coritiba. De lá para cá, a equipe havia conseguido três empates em 1 a 1 (dois contra o Coxa, um pelo Brasileiro e um pela Copa do Brasil, e um no clássico contra o São Paulo) e uma derrota, diante da Ponte Preta.
O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, colocou pela primeira vez Obina como titular. O atacante, além de marcar um dos gols, teve participação nos outros dois da equipe. Enquanto isso, o comandante do Náutico, Alexandre Gallo, tentou um esquema com três zagueiros, sem sucesso e que foi alterado na segunda etapa.
- Meu primeiro jogo como titular, fico feliz por marcar. A qualidade que tem o time facilita o meu trabalho. Acabei premiado com o gol - disse Obina.
O próximo jogo do Náutico será na quarta-feira, às 20h30m, contra o Coritiba, no estádio dos Aflitos. Já o time do Palmeiras pega o Bahia, na quinta-feira, às 21h, novamente na Arena
Figueirense 0 x 2 São Paulo
Não foi uma grande atuação, mas o São Paulo fez o suficiente para conquistar sua reabilitação no Campeonato Brasileiro. Diante de um Figueirense que teve muita luta no segundo tempo, mas nenhuma técnica, a equipe paulista contou com o faro de gol de seu ataque reserva para resolver a partida. Ademilson abriu o placar no primeiro lance da partida e Willian José deixou sua marca na última jogada: 2 a 0 justo no placar diante de um rival que novamente mostrou deficiências e segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Após a saída de Argel Fucks na última quinta-feira, o interino Abel Ribeiro não conseguiu arrumar a casa em poucos dias.
Foi a primeira vitória de Ney Franco no comando do São Paulo. Antes, ele havia somado um empate com o Palmeiras e uma derrota para o Vasco. A bronca dada durante a semana surtiu efeito na entrega dos atletas, que mostraram muito mais disposição em campo. Com a sexta vitória em 11 partidas, a equipe voltou a colar no G-4 do Brasileiro, na quinta colocação, com 19 pontos, um a menos que o Cruzeiro, que hoje é a última equipe na zona da Taça Libertadores.
Na próxima rodada, o Figueirense volta a jogar no Orlando Scarpelli - recebe o Internacional, às 19h30, na quarta-feira. No mesmo dia, o São Paulo terá mais um jogo como visitante - contra o Atlético Goianiense, às 21h50, no Serra Dourada.
Internacional 4 x 1 Atletico GO
Na estreia de Fernandão, o Inter retomou o caminho das vitórias após dois jogos. Na tarde deste domingo, o time gaúcho goleou por 4 a 1 o Atlético-GO. Elton, Dagoberto, Jajá e Fred marcaram os gols colorados. Reniê descontou para os visitantes.
Com o resultado, o Inter alcançou a primeira goleada na competição, chegando aos 19 pontos na tabela do Brasileirão. O novo treinador gostou do que viu:
- O time foi sensacional. No segundo tempo, fizemos o que planejamos. Independente do placar, o importante era a vitória. Tive um frio na barriga. Mas foi bom. Com a vitória, o empenho dos jogadores.
O Atlético-GO permanece na lanterna, com cinco. Eron resumiu numa frase o sentimento do grupo do time goiano:
- A gente tem que acertar, trabalhar, porque nesse momento difícil é a única coisa que nos resta. Tem que mostrar dentro de campo.
Na próxima rodada, os gaúchos vão até Florianópolis, onde enfrentam o Figueirense na quarta-feira, às 19h30, no Orlando Scarpelli. D'Alessandro, que cumpriu suspensão, volta ao time. Guiñazu, todavia, levou o terceiro amarelo e está fora. Na mesma data, mas às 21h50, o Dragão recebe o São Paulo no Serra Dourada.
Botafogo 0 x 1 Grêmio
Vitória graças a um passe precioso, de primeira, saído de um camisa 10 de passagem marcante pelo futebol europeu. Seedorf? Não: Zé Roberto. Botafogo? Não: Grêmio. Em sua estreia com a camisa alvinegra, o craque holandês fez aquilo que era possível e viu aquilo que não queria. O Tricolor gaúcho, com gol de Marcelo Moreno após assistência do ex-jogador da Seleção Brasileira, venceu por 1 a 0 no Engenhão e mostrou ao astro estrangeiro que o campeonato que ele começou a disputar agora é dos mais complicados.
Seedorf agradou. Mas encarou um adversário muito forte. A atuação do Grêmio foi tão sólida quanto é sua participação no Brasileiro. Com a vitória, o time de Vanderlei Luxemburgo subiu para 21 pontos, na quarta colocação – sete atrás do Atlético-MG, líder da disputa.
O gol de Marcelo Moreno saiu na largada do segundo tempo, depois de uma primeira etapa muito parelha e de boa atuação de Seedorf, principal vetor do Botafogo na saída ao ataque. O holandês foi mais discreto no período final. Não conseguiu levar o Alvinegro a uma reação. Com a derrota, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira fechou a rodada na oitava colocação, com 17 pontos.
Ponte Preta 1 x 2 Fluminense
Com direito a emoção até o fim da partida, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 2 a 1 neste domingo, em Campinas, e se manteve firme na luta pela liderança. O Tricolor agora tem 25 pontos e não deixou Atlético-MG e Vasco, que venceram na rodada, ampliassem a vantagem. A Macaca permanece com 15 pontos. O Flu saiu na frente e a Ponte igualou aos 38 do segundo tempo. Mas, aos 45 minutos, a equipe carioca conseguiu o gol da vitória e frustrou os donos da casa.
Os gols do Flu foram marcados por Thiago Neves, em cobrança de falta, e por Fred, de pênalti. A equipe mostrou novamente que sua força na bola parada é um grande trunfo quando as coisas andam complicadas dentro de campo. Dos 22 gols que o Tricolor marcou até agora, 12 foram originados neste tipo de lance. O gol da Ponte foi marcado por Ferron.
Bahia 2 x 2 Coritiba
Se a primeira impressão é a que fica, o Bahia vai ter muito trabalho para reverter a imagem deixado com o técnico Caio Júnior. Contratado na última sexta-feira para substituir Paulo Roberto Falcão, o treinador viu, dos camarotes de Pituaçu, sua nova equipe fazer 2 a 0 e, em cinco minutos, permitir o empate do Coritiba. Souza e Mancini marcaram para o time baiano. Everton Costa e Emerson garantiram o empate para os paranaenses.
A noite de apresentação do Bahia ao novo treinador começou de maneira espetacular. Sob o comando do técnico interino Eduardo Barroca, que tinha 100% de aproveitamento até então, o time apresentou mudanças táticas e de comportamento em relação à Era Falcão. Kleberson deu assistência, Mancini fez o primeiro gol, Souza voltou a marcar e, Zé Roberto passou de perseguido aplaudido pela torcida. Mas nada disso adiantou.
- Não adianta criticar agora. A gente tem que trabalhar para tirar o Bahia dessa situação - lamentou o zagueiro Lucas Fonseca.
O Coritiba, que assim como o time baiano, luta contra o rebaixamento, não estava nem aí para a presença de Caio Júnior. Marcelo Oliveira conseguiu mudar a cara da equipe no segundo tempo e garantiu um ponto fora de casa.
O resultado deixa o Tricolor na penúltima colocação da Série A do Campeonato Brasileiro com apenas oito pontos ganhos. O Coritiba tem um ponto a mais e está na 16ª colocação – fora da zona de rebaixamento.
- Foi um jogo difícil. A equipe deles é uma grande equipe, com jogador experientes. Conseguimos empatar e fica um sabor de vitória - comemorou Roberto.
Os paranaenses voltam a campo na quarta-feira para enfrentar o Náutico, também fora de casa. Já o Bahia, na quinta-feira, vai a São Paulo para jogar contra o Palmeiras.
A rodada:
Sport-PE 1 x 4 Atlético-MG
Vasco da Gama-RJ 2 x 0 Santos-SP
Corinthians-SP 1 x 1 Portuguesa-SP
Figueirense-SC 0 x 2 São Paulo-SP
Palmeiras-SP 3 x 0 Náutico-PE
Internacional-RS 4 x 1 Atlético-GO
Cruzeiro-MG 1 x 0 Flamengo-RJ
Ponte Preta-SP 1 x 2 Fluminense-RJ
Bahia-BA 2 x 2 Coritiba-PR
Botafogo-RJ 0 x 1 Grêmio-RS
Foto: Mauro Pimentel/Terra