Fabiano Tadeu
Inter 0 x 0 Vasco
Nem Forlán, nem Alecsandro. Na estreia do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 no futebol brasileiro, a noite não foi dos atacantes. Internacional e Vasco ficaram no 0 a 0, neste sábado, no Beira-Rio. Com o resultado, o Colorado ficou em quinto lugar na tabela, com 23 pontos, e pode ser ultrapassado no decorrer da rodada. Na próxima partida, o Inter encara o Palmeiras, na Arena Barueri. Já o Vasco permanece na segunda colocação, com 30. No próximo domingo, recebe o Corinthians em São Januário.
Estrela do dia, o debutante Diego Forlán gostou da sua estreia, mas não do resultado.
- Minha partida foi boa, mas o mais importante mesmo era a vitória. Eu queria a vitória. Faltou isso - disse.
O centroavante Alecsandro ressaltou o ponto ganho fora de casa.
- Sabemos que é sempre difícil jogar aqui. O nosso objetivo era a vitória, mas não podemos abrir mão de um ponto no Beira-Rio - explicou.
Coritiba 2 x 1 Grêmio
Coritiba e Grêmio fizeram um confronto tão igual, mas tão igual que o jogo só foi decidido aos 44 minutos do segundo tempo. Em um chute de fora da área, Leonardo tirou o empate do placar e determinou a segunda vitória seguida do time paranaense: 2 a 1. Foi o fim da série de quatro triunfos consecutivos da equipe gaúcha. Além de frear a ascensão do rival, na noite deste sábado, no Couto Pereira, pela 13ª rodada do Brasileirão, o Coxa subiu, ao menos temporariamente, na tabela de classificação. Chegou a 15 pontos, ficando no 12º lugar. O Tricolor permaneceu em quarto, com 24 pontos.
- Futebol é assim. Tem de disputar até o último minuto - lamentou o centroavante Marcelo Moreno, do Grêmio.
Para Aírton, autor do primeiro gol, o espírito de luta do Coxa foi premiado.
- Essa raça tem que ser desse jeito durante o Brasileiro. Com raça e superação, se dedicar muito pelo clube que nós estamos. Estou muito feliz e maravilhado por ter ajudado o Coritiba a sair com a vitória e quero parabenizar a todos os jogadores que se dedicaram até o final.
Agora, antes de receber Fluminense e Bahia, respectivamente, no próximo domingo, às 16h, Coritiba e Grêmio se enfrentam, terça-feira, às 21h15min, no Olímpico, no primeiro jogo da segunda fase da Copa Sul-Americana.
Botafogo 1 X 0 Figueirense
Seedorf fez na noite deste sábado seu terceiro jogo pelo Botafogo, o terceiro no Engenhão. Depois de derrotas para Grêmio e Vasco, a torcida não prestigiou o time e compareceu em pequeno número: 3.401 pagantes. Os que foram ao estádio não viram um grande jogo, mas puderam assistir à primeira vitória do Glorioso com o novo camisa 10. Andrezinho marcou o gol do triunfo por 1 a 0 sobre o Figueirense e foi muito festejado pelo companheiro holandês.
Com o resultado, o Botafogo chegou a 20 pontos e assumiu, provisoriamente, a sexta colocação no Campeonato Brasileiro. O time encerrou um jejum de quatro jogos sem vitória na competição.
- Estou muito feliz, a gente merece. É um time que trabalha muito, tem muita dedicação. Era um jogo importante para vencer. Vamos procurar vencer os próximos jogos - disse Seedorf.
O Figueira, por sua vez, já acumula 12 partidas sem ganhar. O time, que venceu apenas na primeira rodada, segue na lanterna, com oito pontos.
- A gente não fez uma partida maravilhosa, mas dentro das nossas limitações procuramos marcar forte e conseguimos sair no contra-ataque. Só que não marcamos quando tivemos chance. Estamos com uma nuvem negra sobre as nossas cabeças - disse o volante Túlio.
O próximo compromisso da equipe alvinegra carioca é nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, em Barueri, pela Copa Sul-Americana. Os catarinenses jogam no mesmo dia, também pela competição continental, contra o Atlético-GO, em Goiânia. Pelo Brasileiro, o Figueira volta a campo no próximo sábado, contra a Portuguesa, no Canindé. O Glorioso pega no mesmo dia o Atlético-GO, no Serra Dourada.
Sã0 Paulo 4 x 1 Flamengo
Embalado pela volta de Rogério Ceni, que estreou na temporada após se recuperar de lesão no ombro, e com Luis Fabiano inspirado, o São Paulo goleou o Flamengo por 4 a 1 neste domingo, no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo de duas equipes que ainda se arrumam no Campeonato Brasileiro, a maior qualidade técnica dos donos da casa fez a diferença. A torcida tricolor atendeu ao chamado pelo retorno do capitão e compareceu em peso: foram 35.049 pagantes, recorde de público na competição.
A boa vitória leva o São Paulo aos 22 pontos, mais perto no G-4 e viva na disputa por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Além do triunfo, a torcida pôde comemorar o retorno tranquilo de Rogério Ceni, que quase não trabalhou. Já Luis Fabiano se reafirmou com os gols e passou Leônidas da Silva na lista de artilheiros da história do clube - 145 a 144. Mas levou um cartão amarelo - ao tirar a camisa na comemoração do primeiro gol - e ainda mostrou algum rancor com parte de uma torcida organizada.
- Eu não tinha de dar satisfação, tenho de fazer meu trabalho com honestidade, respeitando sempre a camisa do São Paulo. A torcida se manifesta muitas vezes em cima da emoção do jogo, mas a grande maioria ainda me apoia e é nisso que eu tenho de acreditar - afirmou o artilheiro tricolor.
O Flamengo, com mais uma atuação abaixo da média, estaciona nos 16 pontos, na segunda partida de Dorival Júnior no cargo. O time está sem vencer há quatro rodadas (dois empates e duas derrotas) e, sobretudo no primeiro tempo, teve muita dificuldade de criar lances. Tanto é que foi para o intervalo da partida sem finalizar a gol.
Sport 0 x 0 Atlético GO
Não faltou vontade a Sport e Atlético-GO na Ilha do Retiro. Os dois times esbarraram nas próprias limitações técnicas e não conseguiram balançar as redes em Recife. O placar de 0 a 0 foi pior para os donos da casa, que não vencem há quatro partidas e estão na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 14 pontos.
Pelo lado do Dragão, que segue na penúltima posição, agora com nove pontos, o resultado pode não ter sido o ideal diante da situação crítica na tabela, mas comprova a evolução da equipe após início trágico na Série A e dá ao clube o segundo ponto como visitante na competição – o primeiro havia sido contra o Cruzeiro, na rodada de abertura.
O atacante Gilberto ressaltou a importância de o Sport não ter levado gols. Segundo o jogador, esta era uma meta para o duelo contra os goianos. Porém, Gilberto lamentou a falta de sorte no ataque.
- Foi importante não ter sofrido nenhum gol. A gente tinha este objetivo. Faltou balançar as redes lá na frente. Acho que tivemos azar no último passe.
Já o lateral Rafael Cruz, do Atlético-GO, destacou o crescimento do time, que somou duas vitórias, um empate e uma derrota nos últimos quatro jogos. Entretanto, o jogador afirmou que o Dragão poderia ter saído com os três pontos.
- O empate foi importante porque mostra que a gente conseguiu reagir em um momento extremamente delicado. Mas a gente poderia ter vencido. Tivemos muito espaço para atacar no segundo tempo e não soubemos aproveitar.
Bahia 0 x 0 Corinthians
Torcida não entra em campo. No caso de Bahia e Corinthians, infelizmente. Talvez se a vibração presente nas arquibancadas do estádio de Pituaçu, em Salvador, tivesse sido transferida para o gramado neste domingo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o resultado não teria sido um insosso e cansativo 0 a 0.
Alvinegros e tricolores fizeram a festa. Cantaram, apoiaram, vibraram. Postura bem diferente da vista dentro de campo. Os jogadores, pouco vibrantes, não fizeram um bom duelo. Pelo contrário. O jogo foi arrastado, com raras chances de gols para os dois lados e sem criatividade. Faltou empolgação. Sobrou desatenção.
O resultado breca a ascensão corintiana na tabela (a equipe vai a 16 pontos), mas aumenta para cinco o número de jogos do time de Tite sem perder no torneio nacional. Do lado do Bahia, agora com 12 pontos, a frustração é maior. Até porque a zona de rebaixamento está bem perto no retrovisor.
Agora, o Bahia dá um tempo no Campeonato Brasileiro e se concentra na Copa Sul-Americana. Na próxima quarta-feira, de novo em Pituaçu, o time recebe o São Paulo, às 21h50. No Brasileirão, o próximo desafio dos baianos será no domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre. De folga na semana, o Corinthians encara o Vasco, no mesmo dia, no Rio de Janeiro. As duas partidas estão marcadas para 16h.
Fluminense 0 x 0 Atletico MG
A sequência de vitórias do Atlético-MG finalmente foi interrompida. Mesmo assim, o Fluminense não foi capaz de derrotar o líder do Campeonato Brasileiro, e o duelo no Engenhão, na tarde deste domingo, terminou 0 a 0. O Galo, no entanto, contou com uma ajudinha da arbitragem, que marcou impedimento em gol legal de Fred, em lance difícil aos 42 minutos do segundo tempo.
Ao final da partida, alguns jogadores tricolores foram em direção ao auxiliar Vicente Romano Neto para protestar.
- Estávamos a seis pontos do Atlético. Se ganhássemos, estaríamos no bolo de novo. E agora, como faz? Treinamos a semana inteira para isso aí. Se ele tivesse errado na hora do lance, não teria nada. Por que ele esperou driblar goleiro, colocar a bola na rede, para invalidar o gol? Levei uns cinco segundos nisso - reclamou Fred, na saída do campo.
Com dois times ofensivos, os 16.175 pagantes (19.761 presentes) viram um jogo equilibrado, com alternância de domínio, e o goleiro Victor como um dos destaques, segurando o Tricolor. Com o resultado, as posições e distâncias entre os primeiros não mudam. A equipe mineira, que vinha de sete vitórias, soma agora 32 pontos, dois à frente do Vasco, que empatou com o Inter no sábado, e seis de dianteira sobre o Fluminense, que foi a 26.
Ronaldinho Gaúcho, que jogou no Rio pela primeira vez desde sua mudança do Flamengo para o Atlético-MG, criticou o gramado.
- Com o campo horrível, não havia chance de fazer jogada ou tentar tabela, só com bola aérea.
Santos 2 x 1 Ponte Preta
Santos e Ponte Preta entraram em campo precisando se reabilitar no Campeonato Brasileiro e trataram de fazer um jogo disputado, com muita marcação, força, algumas divididas duras, mas bastante vontade. Dentro das suas limitações, acabaram disputando um duelo emocionante, neste domingo, na Vila Belmiro. No final, o Peixe encerrou o jejum de quatro jogos sem gols e vitórias: venceu por 2 a 1 e saiu da zona de rebaixamento. Agora, o Peixe soma 13 pontos, na 16ª colocação do Brasileirão. O time de Campinas estacionou nos 16 pontos, na 10ª posição - está sem vencer há quatro rodadas.
Agora, os dois times descansam durante uma semana para compromissos fora de casa. O Santos vai ao Recife, no próximo domingo, para encarar o Náutico, às 18h30m, no Estádio dos Aflitos, enquanto a Ponte Preta enfrenta o Cruzeiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, no mesmo dia e horário.
CRUZEIRO 2 x 1 PALMEIRAS
Na melhor atuação no novo estádio Independência, o Cruzeiro venceu o Palmeiras por 2 a 1, neste domingo, em Belo Horizonte. Os gols celestes foram marcados por Borges, o primeiro após pênalti duvidoso, em que os alviverdes reclamaram de falta fora da área. Barcos descontou. Com a vitória, o time mineiro, com 23 pontos, colou no G-4 e está em quinto lugar, e empurrou o Palmeiras de vez para a zona de rebaixamento.
O lateral Ceará, do Cruzeiro, admitiu que foi uma partida difícil, principalmente pelo 2º tempo, mas que o time foi eficiente em campo.
- Nós dominamos bem a partida. O palmeiras forçou no segundo tempo, mas fomos bem, principalmente na primeira etapa.
O goleiro Bruno, decepcionado com o resultado, que jogou o time para a zona da degola, afirma a posição na tabela não é digna para o time, que recentemente se sagrou campeão da Copa do Brasil.
- É algo para se preocupar. Estamos fazendo muito pouco para o que é o Palmeiras.
Os gols celestes foram marcados por Borges, mas o destaque ficou por conta do atacante Wallyson, que voltou a ser titular e teve pela primeira vez uma grande atuação nesta temporada. Muito pela atuação de Wallyson e Montillo, o Cruzeiro foi soberano a maior parte do tempo. O Palmeiras sentiu os desfalques, principalmente para criar jogadas, e esteve mais perto de levar mais gols do que chegar ao empate.
PORTUGUESA 2 x 1 NAUTICO
Uma partida para melhorar suas posições na tabela de classificação e, acima de tudo, se afastarem da temível Zona do Rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Foi com este espírito que Portuguesa e Náutico foram a campo na noite deste domingo, no Estádio do Canindé. Com 10 pontos ganhos e em décimo sétimo lugar, a Lusa tentava acabar com um incômodo jejum de seis jogos sem vitória. Já o Timbú, embora estivesse na décima segunda posição com 12 pontos, queria se reabilitar das últimas duas derrotas para Palmeiras e Coritiba respectivamente.
Quem se deu melhor foi a Portuguesa, que venceu a partida de virada por 2 a 1. Com o resultado, a Lusa deixa a Zona do Rebaixamento, ocupando a décima quinta colocação com 13 pontos. Já o Náutico está em décimo quarto lugar também com 13 pontos. Na próxima rodada, a Portuguesa joga novamente em casa contra o Figueirense, no sábado (4), às 21h, enquanto que o Timbú recebe o Santos no domingo (5), nos Aflitos, às 18h30m.
A rodada:
Sábado 28/07/2012
Coritiba-PR 2 x 1 Grêmio-RS
Internacional-RS 0 x 0 Vasco da Gama-RJ
Botafogo-RJ 1 x 0 Figueirense-SC
Domingo 29/07/2012
Bahia-BA 0 x 0 Corinthians-SP
Sport-PE 0 x 0 Atlético-GO
São Paulo-SP 4 x 1 Flamengo-RJ
Fluminense-RJ 0 x 0 Atlético-MG
Cruzeiro-MG 2 x 1 Palmeiras-SP
Portuguesa-SP 3 x 1 Náutico-PE
Santos-SP 2 x 1 Ponte Preta-SP
Foto: Mauro Pimentel/Terra