Coluna do Baleia


DIAS DEPOIS


27/05/2010 - Terça-Feira
Coluna do Baleia
 
baleia.v@uol.com.br

DIAS DEPOIS

Não demorou muito para os cartolas se redimirem da palhaçada que aprontaram em Mônaco. Para quem não percebeu estamos citando o acontecimento que envolveu o alemão e Alonso no finalzinho do GP mais badalado do calendário. Para quem não sabe Shumi ultrapassou o espanhol vermelho assim que apareceram as bandeiras verdes.

Como citei na coluna passada: desde os primórdios do automobilismo a bandeira verde significa pista livre e pé no fundo. Mas nesse caso de Mônaco o comissário principal era um velho desafeto do alemão, que não é nenhum inocente, pois criou vários precedentes para que isso acontecesse. Para quem realmente enxerga por detrás do morro o alemão sempre foi ajudado e perdoado na historia da F1. Pois sempre contou com o apoio dos cartolas em varias situações embaraçosas por interesses financeiros.

Quem é leitor assíduo desta coluna conhece o fato de cor. O Verme Ecclestone precisava de um ídolo alemão, pois nos anos 90 a Alemanha era a maior economia do velho mundo e tinha muita lenha para queimar. Mas essa dos chucrutes não ter um campeão e nem um piloto de ponta no certame, coisa que em outros esportes de massa era comum. E assim o Verme decidiu agir. Pois era economicamente inviável não usar essa brexa.

E ao mesmo tempo a Mercedes resolveu imitar os franceses que anos antes criaram um programa de incentivo para formar novos pilotos, no caso dos franceses foi uma pretólifera quem bancou a conta e o maior expoente dessa turma foi o Alan Prost. Já no caso dos alemães foi a montadora de maior prestigio do pais. Mas que tinha uma rusga com o passado esportivo devido ao acidente de Le Mans em cinqüenta e quatro quando morreram muitos torcedores e abalou a imagem da montadora e do automobilismo em geral na Europa, e que a partir daí tentou ser uma marca de luxo e eficiente sem ligações com o esporte automotor.

E construíram uma imagem de carros eficientes e luxuosos, mas nunca esqueceram o lado esportivo, o exemplo era a serie SL que sempre trouxe bons e eficientes esportivos ou a criação de um mito para os mais experientes o protótipo C 111 que encantou varias gerações, mesmo sem nunca ter sido lançado no mercado.

Mesmo não sendo o melhor aluno dessa escola que a Mercedes Bens criou para entrar no mundo da F1. O alemão se deu bem logo na sua primeira tentativa e caiu no colo da segunda maior mala que habita o cirquinho da F1, Maliatore mais conhecido como Flavio Briatore. Briatore soube como poucos usar o filling do Verme para crescer no circo, chegando ao ponto de se tornar sócio do Verme na GP 2. O que despertou certo ciúme em Max Mosley, que já era atacado pelas equipes(FOTA).E ai veio o Piquet pai e ameaçou contar a verdade para o mundo ... Ai isso parte para outra historia!

A verdade é que o alemão nunca foi coisa boa, pois sempre contou com ajudas extra pista para se dar bem e depois da aliança com Maliatore, onde aconteceram varias sujeiras ele se juntou em 1996 com o atual presidente da FIA que tinha missão de tirar a Ferrari de um marasmo vários anos sem titulo. O ultimo de pilotos tinha sido em 1979 com Jody Scheckter.

Na equipe italiana ele aprontou todas e sempre contou com o aval dos cartolas. Hoje ele não faz parte do time italiano e sentiu isso em Mônaco, pois realizou uma ultrapassagem sob bandeira verde e foi penalizado por isso. O deslize da Fia foi tamanho que a própria entidade veio a publico e disse que vai mudar a redação do item que Hill usou para punir o alemão, pois segundo a própria entidade o item gerá duvida. A equipe MERCEDES logo após a corrida entrou com uma ação contra a Fia, mas dois dias depois retirou a ação, pois nesse mundo é melhor concordar com o errado do que comprar uma briga com os manda chuvas. E eu acabei fazendo uma defesa do alemão uma coisa que nunca pensei que faria. Nessa vida nunca podemos dizer que dessa água nunca beberemos. Porem essa foi uma situação que o Dick Vigarista estava certo. Mas a cartolada não enxergou dessa maneira e penalizou o alemão. Coisa rara, mas ele agora não esta montado num carro vermelho e isso apesar do Marketing que o alemão trás consigo não foi suficiente para travar a força dos macarrônicos no planeta F1.


Programação do GP da Turquia:

Sexta-feira (28)

1º Treino: SporTv (04:00/05:30)
2º Treino: SporTv (08:00/09:30)

Sábado (29)

3º Treino: SporTv (05:00/06:00)
Classificação: Globo (08:00/09:00)

Domingo (30)

Corrida: Globo e Jovem Pan (09:00)


Felicidade a todos!

Voltar | Topo

Buscar Vídeos