A Austrália ainda contou com a vitória da Alemanha sobre Gana por 1 a 0, em Johannesburgo e terminou com os mesmos quatro pontos dos africanos. Porém, a seleção comandada por Pim Verbeeck acabou o Grupo D na terceira posição, por levar desvantagem no saldo de gols, zero contra menos dois. Já a Sérvia terminou a chave na última colocação.
O jogo
Precisando de uma vitória simples para conquistar a classificação às oitavas de final, a Sérvia foi mais incisiva na etapa inicial. Sempre apostando nas investidas de Krasic pelo lado direito, a equipe do técnico Radomir Antic chegou pela primeira vez com perigo aos 5min do 1º tempo. O próprio Krasic ganhou de Valeri e chutou cruzado para o goleiro Schwarzer espalmar para escanteio.
Pela primeira vez jogando com um atacante de ofício na frente, Kennedy, a Austrália precisava de uma combinação de resultados para conquistar a classificação. Por isso, os jogadores começaram a partida nervosos e tentavam sempre a bola alçada na área para o centroavante quando atacava, mas sem conseguir acertar o cruzamento.
Em um rápido contra-ataque aos 11min, a Sérvia desperdiçou uma incrível oportunidade de abrir o marcador. Ninkovic avançou com a bola desde seu campo e fez bom lançamento para Krasic. O camisa 17 saiu na cara de Schwarzer, driblou o goleiro australiano, e com o gol aberto, finalizou por cima da meta.
Sempre melhores, os europeus chegaram mais uma vez com perigo aos 15min. Em jogada bem armada, o atleta que tinha a função defensiva do meio-campo, Kuzmanovic, recebeu passe na cara com Schwarzer, mas chutou cruzado mascado e sem perigo para o arqueiro australiano.
Apesar da Austrália ter equilibrado em volume de jogo, a equipe comandada por Pim Verbeeck não conseguia finalizar para o gol e ainda corria muitos riscos defensivos. Aos 21min, Ivanovic e Stankovic trocaram de posições pelo lado direito. O lateral recebeu lançamento dentro da área, ajeitou e fuzilou para o gol. Mas Schwarzer fez defesa espetacular, apenas com a mão esquerda, evitando outra vez o gol sérvio.
Melhor atleta sérvio em campo até o momento, Kuzmanovic aproveitou o espaço livre no lado direito do ataque. O meia recebeu passe de Stankovic na ponta e cruzou na cabeça do grandalhão Zigic, aos 32min. Livre, o centroavante, de 2,02 m, subiu sozinho, mas não acertou a direção do cabeceio e a bola passou ao lado do gol.
A Sérvia conseguiu passar pelo goleiro Schwarzer aos 37min. Krasic recebeu ótimo passe de Jovanovic e chutou na saída do arqueiro, mas o árbitro uruguaio Jorge Larrionda anulou o lance após o segundo assistente Mauricio Espinosa apontar impedimento.
A primeira finalização da Austrália aconteceu apenas nos descontos do primeiro tempo. A bola foi cruzada e Kennedy ganhou de Vidic pelo alto, mas cabeceou fraco para a fácil de defesa do goleiro Stojkovic.
O segundo tempo começou truncado. Logo aos 30s, Cahill e Vidic se enroscaram e discutiram. E com menos de cinco minutos, o zagueiro Beauchamp e o lateral direito Wilkshire receberam cartão amarelo. Para tentar buscar o contra-ataque, a Austrália passou a apertar a saída de bola do adversário e cometeu mais faltas.
Com Wilkshire pendurado, a Sérvia passou a explorar o lado esquerdo do ataque. Jovanovic recebeu lançamento e cruzou para Zigic na área. Desengonçado, o atacante dominou e chutou por cima do gol, na primeira jogada de perigo da etapa final.
O primeiro lance de perigo australiano só foi acontecer aos 10min do 2º tempo. Em bola lançada na área, a zaga da Sérvia afastou e volante Culina aproveitou o rebote. O camisa 5 finalizou de primeira e a bola passou a direita do gol defendido por Stojkovic. A melhora da agora seleção asiática foi constatada três minutos depois, Bresciano cobrou falta e Stojkovic espalmou para escanteio.
A Austrália cresceu em campo e começou a dominar a partida. Aos 18min, Bresciano recebeu passe e arriscou de fora da área. A finalização saiu forte e o goleiro Stojkovic espalmou para escanteio para não ser surpreendido pela jabulani.
Sem Krasic, que saiu para a entrada de Tosic, a Sérvia perdeu força ofensiva e voltou a assustar Schwarzer aos 22min. Jovanovic cruzou da esquerda e Kuzmanovic apareceu novamente como atacante e cabeceou com muito perigo para fora.
Preocupada com a bola área para Kennedy, a zaga sérvia esqueceu de Cahill, que abriu o marcador em Nelspuit aos 23min. Emerton cruzou da intermediária, e o camisa 4 se posicionou na segunda trave para cabecear para o fundo das redes e dar novamente esperança para os autralianos se classificaram.
Após sofrer o gol, a Sérvia se lançou para o ataque a abriu espaços atrás. Em uma roubada de bola, Holman avançou e chutou de fora da área no canto direito do gol de Stojkovic, marcando o segundo da Austrália na partida e definindo o jogo.
A Sérvia voltou a sonhar com a classificação aos 38min. Tosic arriscou de longe e o goleiro Schwarzer, melhor em campo até o momento, bateu roupa, e Pantelic, que entrou no lugar de Zigic, aproveitou para completar para o fundo das redes e diminuir a vantagem.
Precisando de apenas mais um gol para conquistar a classificação, a Sérvia partiu para cima, e no minuto seguinte, Tosic voltou a arriscar de fora da área. Porém, Schwarzer defendeu com segurança.
A grande chance do gol de empate da Sérvia aconteceu aos 46min. Pantelic foi lançado livre na área, em posição de impedimento, mas chutou para fora.
FICHA TÉCNICA
Austrália 2 x 1 Sérvia
Gols
Austrália: Cahill, aos 23min do 2º tempo e Holman, aos 27min do 2º tempo
Sérvia: Pantelic aos 37min do 2º tempo
Ponto Forte da Austrália
Atuação consistente no 2º tempo
Ponto Forte da Sérvia
Investidas pelo lado direito do ataque
Ponto Fraco da Austrália
Não conseguiu finalizar ao gol no 1º tempo
Ponto Fraco da Sérvia
Cansou no 2º tempo
Personagem do jogo
Schwarzer. Apesar da falha no gol, o goleiro evitou uma vitória da Sérvia no primeiro tempo com grandes defesas
Esquema Tático da Austrália
4-2-3-1
Schwarzer; Wilkshire (Garcia), Beauchamp, Neill, Carney; Culina, Valeri (Holman); Emerton, Cahill, Bresciano (Chipperfield); Kennedy.
Técnico: Pim Verbbek
Esquema Tático da Sérvia
4-5-1
Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Lukovic, Obradovic; Krasic (Tosic), Stankovic, Kuzmanovic (Subotic), Ninkovic, Jovanovic; Zigic (Lazovic).
Técnico: Radomir Antic
Cartões amarelos
Austrália: Beauchamp, Wilkshire e Emerton
Sérvia: Lukovic e Ninkovic
Árbitro
Jorge Larrionda (URU)
Local
Estádio Mbombela, Nelspruit
Fonte:www.terra.com.br