Sensações do Mundial da África do Sul com grandes atuações até agora, Argentina e Alemanha se cruzam no próximo sábado, às 11h (de Brasília), na Cidade do Cabo, pelas quartas de final e reeditam o confronto de quatro anos atrás. É a chance dos sul-americanos se vingarem e despacharem os rivais europeus que, na ocasião, venceram nos pênaltis dentro da própria casa.
Esse será o sexto encontro entre duas das maiores potências do futebol mundial, que, juntas, conquistaram cinco troféus de Copas. Por isso, o Terra relembrou de todos os duelos envolvendo argentinos e alemães nos Mundiais anteriores.
Confira abaixo a lista:
Copa de 1958 - a então atual campeã Alemanha encarou logo na estreia um dos países mais tradicionais da América do Sul: a Argentina, que ainda não possuía seus dois títulos no currículo. De virada, com gols de Rahn, Seeler e novamente Rahn, os germânicos bateram a forte equipe latina, que ficou no último lugar do Grupo A e se despediu precocemente da Suécia.
Copa de 1966 - de novo pela primeira fase, europeus e sul-americanos se cruzaram e fizeram um duelo morno sem gols no Estádio Villa Park, em Birmingham. Posteriormente, Argentina e Alemanha cairiam frente à equipe da casa e futura campeã Inglaterra, nas quartas de final e na decisão, respectivamente.
Copa de 1986 - em um dos maiores jogos de Copas de todos os tempos, a equipe sul-americana conquistou o bicampeonato após vencer por 3 a 2 com o gol do título aos 39min do segundo tempo, feito por Burruchaga. A vitória deu a taça ao time liderado pelo camisa 10 Diego Maradona, que hoje é o atual treinador da seleção. Os germânicos amargavam o segundo vice-campeonato seguido, mas a redenção estaria por vir.
Copa de 1990 - a Alemanha teve a sua revanche já na Copa seguinte, quando Andreas Brehme fez, de pênalti, aos 40min do segundo tempo, o gol do tricampeonato do país. Maradona novamente estava em campo, mas nada conseguiu fazer diante de uma eficiente seleção alemã, do capitão Matthaeus e do artilheiro Klinsmann. Monzon e Dezotti foram expulsos do lado argentino.
Copa de 2006 - após 16 anos, os gigantes voltavam a se confrontar em um Mundial. Diante de sua torcida, a Alemanha eliminou a favorita Argentina e só parou na prorrogação da semifinal contra a Itália, que conquistaria a taça. Ayala marcou do lado sul-americano aos 5min e Klose empatou aos 35min da segunda etapa. Nos pênaltis, Rodriguez e Cruz converteram, mas Ayala e Cambiasso erraram para os visitantes, enquanto Neuville, Ballack, Podolski e Borowski fizeram para os germânicos.
Fonte:www.terra.com.br