O confronto entre Brasil e Holanda desta sexta-feira, às 11h (de Brasília), em Port Elizabeth, marcará não apenas a reedição dos jogos de 1974, 1994 e 1998, mas também um duelo particular entre os camisas 10: Sneijder e Kaká. Donos do meio de campo de seus respectivos países, os craques tiveram atuações decisivas no Mundial, mas o holandês tem participado mais das ações de sua seleção.
Kaká, apesar de ter cumprido um jogo de suspensão, foi o autor de três assistências até agora no torneio. Sneijder, por sua vez, balançou as redes duas vezes e deu outro passe que resultou em gol nas sete vezes que os holandeses balançaram as redes nesta Copa. No entanto, o craque da equipe laranja se mostra mais participativo que o brasileiro nas estatísticas gerais.
Os números - Sneijder x Kaká:
Wesley deu 217 passes, contra 127 de Kaká. Arriscou 15 chutes a gol, contra cinco do astro do Real Madrid. Desses, cinco arremates foram endereçados às metas rivais, contra apenas dois do adversário latino-americano. Além disso, o jogador da Inter de Milão tentou 16 cruzamentos, contra cinco do meia da Seleção.
Claro que devem ser considerados os minutos atuados em campo de cada um dos atletas, já que obviamente o camisa 10 do Brasil atuou menos tempo. Expulso no duelo contra a Costa do Marfim, Kaká esteve em campo por 247 minutos, contra 352 do rival desta sexta.
Mesmo assim, a maior fama do brasileiro entre os zagueiros adversários é demonstrada nas faltas recebidas, já que o meia da Seleção sofreu mais entradas que Sneijder, mesmo atuando por menos tempo. São oito infrações, contra sete do europeu.
Wesley Sneijder - quem é ele?
Maestro holandês em 2010, Sneijder é o dono do setor criativo da "laranja mecânica" e o principal elo de ligação do meio de campo com o ataque. Em grande fase, o meia foi um dos protagonistas da primeira tríplice coroa da história da Inter de Milão ao conquistar o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Liga dos Campeões da Europa, título celebrado após 45 anos de jejum dos milaneses.
Habilidoso com as duas pernas, Wesley possui uma qualidade de passes que apresenta poucos equivalentes no futebol atual, capaz de acelerar ou diminuir o ritmo do jogo na hora em que quer. Especialista em bolas paradas e em chutes de meia distância, como no tento marcado diante do Japão, na primeira fase, não é por acaso que o jogador fez o lado azul de Milão voltar a sorrir no cenário europeu.
Na África do Sul, ao lado do não menos brilhante Arjen Robben, o meia tem o objetivo de levar para Amsterdã o troféu de campeão do mundo pela primeira vez e ainda corrigir uma injustiça histórica: a da queda na fatídica decisão de 1974, quando o "carrossel holandês" encantou o mundo, mas sucumbiu diante da Alemanha Ocidental na final.
Confira abaixo números de Kaká e Sneijder no Mundial da África do Sul, segundo a Fifa:
Minutos em campo:
Sneijder - 352
Kaká - 247
Passes:
Sneijder - 217
Kaká - 127
Lançamentos:
Sneijder - 38
Kaká - 14
Escanteios:
Sneijder - 11
Kaká - 1
Cruzamentos:
Sneijder - 16 (4 certos)
Kaká - 5 (nenhum certo)
Assistências:
Sneijder - 1
Kaká - 3
Gols:
Sneijder - 2
Kaká - 0
Chutes a gol:
Sneijder - 15 (5 certos)
Kaká - 5 (2 certos)
Impedimentos:
Sneijder - 2
Kaká - 0
Faltas sofridas:
Sneijder - 7
Kaká - 8
Faltas cometidas:
Sneijder - 8
Kaká - 5
Expulsões:
Sneijder - 0
Kaká - 1
Fonte:www.terra.com.br