Futebol Profissional


Uberaba inicia Brasileirão da Série D com goleada


 

Texto e foto: Ligeirinho.’.

Não poderia ter iniciado de forma melhor para o Uberaba, o Campeonato Brasileiro da Série. A goleada de 4 a 2 que a equipe uberabense impôs a seu adversário, o América do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (18) no Uberabão, serviu para mostrar que a equipe tem todas as condições de conquistar uma vaga para a próxima vaga da competição.

O jogo – Na primeira etapa, a equipe carioca foi mais ofensiva, teve maior volume de jogo chegando algumas vezes com perigo ao gol defendido por Glaysson. Porém, os comandados do técnico Marcos Birigui, jogando mais na base do contra-ataque, aproveitaram muito bem três rápidas jogadas para fazer o placar de 3 a 0 do primeiro tempo.

USC 1x0 – Logo aos 9 minutos, em jogada pelo setor esquerdo, o atacante Augusto César depois de ganhar do zagueiro Rafael Dias, cruzou para a grande área. A bola passou pelo atacante Elbinho porém encontrou o pé do volante Maxsuel que não teve dúvidas para abrir o placar a favor do Colorado.

Após o gol do Uberaba, o América passou a pressionar mais, principalmente pelo setor esquerdo de ataque principalmente com Da Silva e Alex Dias. Faltava ao Uberaba um ajuste no setor onde Ivonaldo não conseguia fazer a tarefa de marcação com mais precisão. 

USC 2 a 0 – Aos 37 minutos, Augusto César iniciou rápida jogada de contra-ataque pelo setor central tocando a bola para Ivonaldo. A zaga do América bateu cabeça com Rafael Dias, sozinho em jogada bisonha tocou a bola para escanteio. Um minuto depois, aos 38, Fabiano cobrou com perfeição, a bola passou por todo mundo, a zaga carioca não tirou o perigo e a bolo encontrou do outro lado o atacante Elbinho que tocou para o fundo das redes do goleiro Renan fazendo o segundo gol do Uberaba no jogo.

Olímpico – E ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos, após linda cobrança de escanteio pelo setor direito de ataque, Fabiano colocou a bola de forma espetacular dentro do gol de Renan, fazendo um belo gol olímpico no Uberabão fazendo o terceiro do Colorado no jogo.

Segundo tempo – Para a etapa complementar, o técnico Marcos Birigui foi obrigado a fazer uma mudança que não estava nos seus planos. O zagueiro Rodrigão Paulista ficou nos vestiários já que sentiu um problema no púbis e teve que ser substituído por Luciano que fez sua estréia com a camisa do Uberaba. Não era a mudança esperada já que Biriguiu pretendia colocar o lateral esquerdo Marcel no lugar de Fabiano no momento que o jogador apresentasse cansaço.

Esquema – Pelo lado da equipe carioca, o técnico Gabriel Vieira também fez modificações. Tirou o meia Vinícius e colocou em seu lugar o atacante Hugo. Com essa mudança, pretendia deixar a equipe mais ofensiva já que mudou também o esquema 4-4-2 que vinha atuando para o 4-3-3. 

Essa mudança a princípio não surtiu efeito já que o Uberaba voltou melhor para a segunda etapa passando a pressionar mais e chegando com perigo ao gol defendo por Renan. E para dar melhor qualidade ao setor de inteligência, o técnico Marcos Birigui resolveu tirar o atacante Elbinho colocando em seu lugar o meia Fabiano Souza e adiantando Rafael Ipuã que passou a jogar mais encostado no atacante Augusto César.

América 1 a 3 – Apesar da melhora do Uberaba quem chegou ao gol foi o América. Aos 19 minutos. Após jogada rápida pelo setor direito, o atacante Hugo, cara a cara com o goleiro Glaysson tocou para grande defesa do goleiro do Uberaba tocando a bola para escanteio. Na cobrança pelo setor esquerdo, após bate rebate na área, o zagueiro Luciano conseguiu tirar a bola em cima da linha porém na sequência, a bola sobrou para o atacante Wellington diminuir a vantagem do Uberaba no jogo fazendo o primeiro gol do América.

USC 4 a 1 – O gol americano deu mais força a equipe visitante que passou a pressionar em busca do segundo gol. Porém que acabou fazendo foi o Uberaba. Aos 27 minutos Fabiano pelo setor esquerdo foi até a linha de fundo e cruzou com perfeição nos pés de Rafael Ipuã que tocou sem chances para o goleiro Renan ampliando ainda mais a vantagem Colorada no jogo. Após a marcação do quarto gol, o América praticamente se entregou e o Uberaba passou a administrar o placar, valorizando as jogadas esperando o apito final do árbitro.

América 2 a 4 – Aos 43 minutos o ataque americano encontrou a zaga do Uberaba desatenta e após receber já dentro da grande área pelo setor direito o atacante Wellington bateu forte, cruzado para vencer o goleiro Glaysson fazendo o segundo gol do América e também seu segundo gol no jogo. 

Vitória – A reação carioca veio muito tarde. Após a marcação do segundo gol, não deu tempo para muita coisa com o árbitro apitando o final do jogo e o Uberaba conquistando excelente resultado no início da caminhada rumo a Série C do Campeonato Brasileiro. 

Liderança– Após a rodada deste domingo com a vitória do Uberaba sobre o América e o empate e 1 a 1 entre Camaçari/BA e Rio Branco/EC, o Uberaba assumiu a ponta da tabela com três pontos.

Ficha Técnica:

Jogo: Uberaba 4x2 América/RJ
Local: Uberabão
Motivo: Primeira rodada Campeonato Brasileiro Série D – Grupo A7
Renda: R$ 14.540,00
Público: 1.398 pagantes
Gols: Maxsuel, Elbinho, Fabiano e Rafael Ipuã (Uberaba); Wellington (2)(América/RJ)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Assistentes: Giovanni César Canziam e Sérvio Antônio Bucillo
Quarto árbitro: Elmivan Alves de Andrade
Cartões amarelos: Rodrigão Paulista, Rogério e Gustavo (Uberaba); Rafael Dias e Rodrigo (América/RJ)

UBERABA Glaysson, Ivonaldo, Rodrigão Paulista (Luciano), Rogério e Fabiano; Balduino, Maxsuel, Rafael Ipuã e Gustavo; Elbinho (Fabiano Souza) e Augusto César (Gil); Técnico: Marcos Birigui.

AMÉRICA/RJ Renan, Thiago Maciel, Rafael Dias, Luiz Antônio e Da Costa; Joziel, Márcio Gomes (Rodrigo), Vinícius ( Hugo) e Alex Dias (Nélio); Wellington e Mael; Técnico: Gabriel Vieira.

Programação – Os jogadores do Uberaba tem apresentação na tarde desta segunda-feira (19) no Adroaldo Speridião onde a equipe inicia a semana do próximo jogo diante do Rio Branco/ES que acontece na tarde do próximo sábado (24) às 16h na cidade de Colatina/ES.

Nesta terça – o trabalho será em dois períodos e o único coletivo da semana está programado para o tarde da próxima quarta-feira (21) no Uberabão com a delegação seguindo viagem para Colatina no início da noite.

Na foto de Ligeirinho, o atacante Augusto César (nº 11) foi peça fundamental na goleada do Uberaba diante do América na tarde deste domingo (18) no Uberabão no primeiro jogo do Colorado no Brasileirão Série D

Fonte:www.nossoesporte.com.br


Voltar | Topo

Buscar Vídeos