29/07/2010 - Terça-Feira |
Coluna do Baleia |
BALEIA
Marmelada a italiana Foi mais um domingo tenebroso para os amantes da velocidade, o fantasma de 2002-Áustria- voltou com força total. E realizado novamente pela mesma equipe. A equipe vermelha de Maranello. Os atores são outros Felipe Massa e Fernando Alonso e mais uma vez o beneficiado foi o espanhol. Espanhol este que sempre diz não saber de nada como em Cingapura em 2008. Agora são duas vitorias sem valor no currículo do piloto. Mas ele e sua equipe não estão nem um pouquinho preocupados ou de consciência pesada. E a imprensa tanto da Espanha como a italiana não deram a mínima para o assunto e se limitaram a dizer que a Ferrari estava de volta ao topo do podium depois de longo jejum. Para ser sincero é difícil para qualquer brasileiro aceitar a atitude do Massa. Ele apenas foi muito profissional e muito pouco latino. Mas a verdade é que Alonso tem sido bem mais eficiente na pista e fora dela que o brasileiro. Só pecou na largada, alias quem pecou foi o Vettel e não ele. Alonso tem sido mais piloto que nosso Massa é uma verdade. Mas também tem abusado da boa vontade do brasileiro, Cingapura na entrada dos boxes e em Silverstone quando tocou no carro do Massa e acabou com a corrida do brasileiro. Interessante notar que mesmo tendo sido melhor que Massa em varias situações ele não teve braço ou coragem para tentar tomar a posição do brasileiro. Tentou uma vez viu que ia ter trabalho e ai apelou para o radio pressionando a equipe e dizendo que aquela situação era ridícula. Ridículo é ele ganhar uma corrida dessa maneira ele deveria é tem vergonha. Nem o alemão foi tão descarado no passado. O jogo de equipe é proibido desde aquela palhaçada da Áustria, mas ele sempre existiu e vai existir. Em 2007 Massa cedeu a liderança para Räikkönein em Interlagos, mas a farsa foi bem armada e aconteceu na parada de boxes. Só não pode ser descarado como foi agora e o pior toda a lambança foi mostrada pela TV do Verme Ecclestone, TV esta que sempre tentou esconder este lado sujo da F 1. Alonso nunca soube ter um companheiro de equipe a sua altura e isso ficou evidente em 2007 na Mc Larem. O espanhol gosta de ser o centro das atenções. Mesmo na Renault quando dava as cartas achava um jeito de reclamar, como na china em 2006 onde seu fiel colega de equipe o ultrapassou depois de sofrer com um jogo pneus danificados. Alonso nunca foi gente boa nem com seus mais próximos. A longa convivência com Flavio (Mala) Briatore deve ser a causa do caráter ruim do piloto. Essa palhaçada da Alemanha mancha a imagem da F1 e do esporte a motor. O patrocinador é uma peça chave no esporte a motor, mas deixar que o esporte passe para o segundo plano para agradar o patrocinador é uma grande burrice. Responda-me, qual brasileiro não vai pensar duas vezes antes de usar um produto, camiseta, boné ou tênis com as logomarcas da Ferrari e Santander. No Brasil pelo menos dá vergonha usar um produto assim e assim ficou ruim para o patrocinador e também para equipe. De leve sobra também para FIAT que é a dona da Ferrari. A imagem do Felipe Massa também ficou bastante prejudicada, quem vai querer associar sua marca com um piloto que aceita ordens e não encara a equipe. Um bundão na cabeça de muitos. Os brasileiros estavam acostumados com Piquet e Senna que travaram varias batalhas contra seus companheiros e até mesmo as equipes no passado. Brasileiro não aceita ser segundo. E ponto. Manda quem pode e obedece quem tem juízo, esse é o bordão. E Massa soube ser profissional naquela hora. Na verdade para o ano quem vem não tem vaga em equipe de ponta (Mc Larem e Red Bull) E com uma campanha fraca como essa de 2010 do Felipe não seria fácil achar emprego no momento. E quem não garante que ao renovar com a Ferrari mês passado nosso piloto não assinou um com uma clausula de ajuda a equipe, ou seja, se receber uma ordem codificada pelo radio, execute imediatamente. Se é para o bem da equipe ninguém pode reclamar gritão os dirigentes italianos. E a corrida da Alemanha? Estava até que interessante até aquela marmelada, E estranhamente os carros da Mc Larem não foram bem no traçado alemão. Barrichello fez uma ótima classificação e uma péssima largada. Hamilton chegou em quarto depois de travar um bom duelo com um Webber que parecia não estar numa RB6. Button novamente na tática e não no braço se refez da péssima classificação. Para a próxima etapa os carros da Mc Larem, também pode ser coadjuvantes, pois a corrida da Hungria é um marasmo total e quem sai na frente normalmente vence, porque o traçado não oferece condições de ultrapassagens. Programação do GP da Hungria - 30/07 a 01/08 1º Treino - Sexta-feira (30/07): SporTv (5:00hs) 2º Treino - Sexta-feira (30/07): SporTv (9:00hs) 3º Treino - Sábado (31/07): SporTv (6:00hs) Classificação - Sábado (31/07): Globo (9:00hs) Corrida – Domingo (01/08): Globo e Joven Pan (9:00hs) Felicidades a todos! |