12/08/2010 - Terça-Feira |
Coluna do Baleia |
baleia.v@uol.com.br |
BALEIA
O dia do gordo O cirquinho do "Verme" entrou de férias, e o Mundial de Motos também. Assim ficamos privados de duas categorias importantes do mundo da velocidade. Com essa parada, a opinião pública tende a esquecer a palhaçada da ordem de equipe na Alemanha. E a FOM ou Fia não tem como precisar exatamente quem divulgou um novo vídeo do fatídico GP no qual mostra que os italianos já haviam dado a ordem de ceder a posição ao Alonso por quatro vezes. Essa nova edição dá combustível para a equipe Ferrari se defender melhor no julgamento, dia 8 de setembro. Agora a imprensa espanhola diz aos quatro cantos que a equipe (Massa, Alonso e Dominicali) já tinha decidido em Silverstone que a partir da metade do campeonato trabalharia para quem tivesse mais pontos, ou seja, Fernando Alonso. E a metade da corrida da Inglaterra era exatamente a metade do campeonato. Só que o jogo de equipe é proibido Já o vídeo do GP da Hungria mostra que a Red Bull realmente deu ordens a Vettel para se distanciar de Webber no momento da relargada nesse GP. Mas o alemãozinho se distanciou demais. Ainda acho que o maior culpado do terceiro lugar de Sebastian Vettel é ele mesmo, pois não tentou superar Alonso apesar de ter um carro muito superior. Chegou perto na parte mista do circuito duas vezes e perdeu a eficiência aerodinâmica e não tentou no retão como Barrichello. Outro fato estranho do GP húngaro foi o de ninguém comentar que a ultrapassagem do Barrichello sobre o alemão foi justamente na reta onde o brasileiro tinha uma enorme desvantagem de potencia em relação ao carro da Mercedes. Se Barrichello tinha pneus novos, esses eram importantes no resto do traçado sinuoso desse circuito, e não na reta onde manda é enorme calaria do propulsor alemão. O motor Cosworth é sabidamente o de menor potência do grid. Essa época do ano na F-1 é de troca de cadeiras, para ser mais específico, troca de equipes. Mas as principais já estão fechadas com seus pilotos para 2011. Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes. A melhor vaga no momento é ao lado de Kubica na Renault. Que não é uma equipe de ponta, mas é bem superior aquela Renault comandada por Briatore e Alonso. Pensando bem, se os italianos tivessem contratado Kubica em vez de Alonso seria muito mais barato, e pelo que os dois fizeram na Renault, Alonso em 2009 e Kubica em 2010, os italianos estariam bem melhor agora. Petrov conseguiu fazer sua melhor corrida na F-1 na Hungria, e para ajudar o russo a velha raposa Sir "Verme" Ecclestone planeja um GP na Rússia em 2011. Assim Petrov teria que ter um assento garantido e, com o Verme por traz, ele deve permanecer na Renault, com o patrocínio da Lada, evidentemente. A Sauber deve mudar para 2011 e a cabeça que deve rolar é a de De La Rosa, que só agora na Hungria conseguiu pontuar. Fala-se na radio paddock que Peter Sauber deve assinar com a mexicana Telmex, assim a vaga do espanhol iria para Sergio Perez. Perez faz sua segunda temporada na GP 2 e tem obtido bons resultados. Mas o líder da GP 2 é o venezuelano Pastor Maldonado, que também deve ascender para a F-1 numa das três equipes do fim do pelotão, com o dinheiro da PDVSA, a Petrobras dos venezuelanos. Se a Europa parou para as férias de verão os norte americanos estão a todo vapor. Sábado 7/8, correu a segunda divisão da Nascar a Nationwidi em Watkins Glen, com a presença de Nelsinho Piquet e Jacques Villeneuve. Nelsinho foi sétimo e Villeneuve oitavo. Marcos Ambrose em primeiro. Para quem realizou apenas um treino com o carro até que foi muito bom. No domingo a categoria principal a Splint Cup. E ai J. P. Montoya deu um show e conseguiu sua segunda vitoria na categoria. O gordo não vencia desde 2007. Pra quem não sabe esta pista é um misto e onde o nosso Emerson Fittipaldi conseguiu sua primeira vitoria. Montoya guiou muito e soube conter o ímpeto de Ambrose que andava muito mas desgastava muito seu equipamento. Kurt Busch foi o segundo e Ambrose o terceiro. Montoya precisava de uma vitoria, pois seu companheiro de equipe Jamie McMurray JÁ havia vencido duas etapas, Daytona a de maior importância e Indianápolis. A Inddy correu em Mid Ohao e a vitoria ficou com Franchitti para alegria de Chip Ganassi que viu uma vitoria na Inddy e outra na Nascar com Montoya. Helinho foi o melhor dos brasileiros com um terceiro posto. Felicidade a todos. |