O Ituiutaba está garantido na Série B de 2011. Neste sábado, o time mineiro empatou por 0 a 0 com a Chapecoense, em casa, e como empatara na rodada de ida, em Chapecó, por 1 a 1, garantiu o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro por ter feito um gol fora de casa.
O Ituiutaba pela primeira vez jogará a segunda divisão nacional, coroando a boa campanha. O time mineiro, que não perde em casa desde o início de 2008, teve a melhor performance da Série C e a defesa menos vazada.
Com um esquema mais ofensivo em relação ao jogo de ida, a Chapecoense começou com o atacante Gustavo Papa bem enfiado, no 3-5-2, que deu mais opção de apoio aos laterais. Já o Ituiutaba veio com cautela, mas não jogou retrancado. Os meias auxiliavam na marcação, mas chegavam muito ao apoio da dupla ofensiva Peri e Sharlei.
Precisando de gol, a Chapecoense iniciou em cima e teve boa chance em um escanteio que Gustavo Papa cabeceou com perigo, aos 3min. Ao sentir que a equipe de Guilherme Macuglia tinha maior volume e buscava bolas alçadas, o Ituiutaba fechou mais a marcação, anulou o perigo e começou a criar chances nas chegadas dos homens de defesa ao ataque.
Aos 15min, Totonho - autor do gol mineiro na Arena Condá - entrou livre pela direita e chutou por cima, perdendo grande chance para o time da casa. A Chapecoense seguiu com maior volume, mas o contra-ataque do Ituiutaba era mais eficaz e se aproveitava do nervosismo dos visitantes, que faziam muitas faltas - levaram quatro cartões amarelos no primeiro tempo.
Aos 29min, o atacante Peri, caindo pela direita, chutou cruzado e o goleiro Nivaldo fez grande defesa evitando o gol do Ituiutaba. No fim do primeiro tempo, o jogo ficou aberto e cada time criou uma boa chance - a melhor para a Chapecoense, quando Marcos Vinicius cabeceou sem marcação, tirando o goleiro da jogada. A bola passou raspando.
No segundo tempo, o Ituiutaba voltou com maior padrão ofensivo e a Chapecoense não conseguiu repetir o domínio territorial, o que fez a partida cair muito de qualidade. Como um gol daria a vaga para a Chapecoense, o jogo seguiu tenso. E o time catarinense perdeu a cabeça no fim vendo o rival prendendo a bola e deixando o tempo passar.
Após o apito do juiz, só festa em Minas Gerais. O técnico Nedo Xavier chorou muito e não conseguiu falar; o meia Olivio rezou em campo, o lateral Totonho, o melhor do time, foi levado nos ombros pela torcida que invadiu o campo.
"Conseguimos a classificação. Foi merecida. E a torcida tem que fazer esta festa e gritar 'uh, é Série B!'", disse o atacante Sharlei após a partida, ressaltando a humildade de um time que há quatro anos buscava alcançar a Série B brasileira e que conseguiu apagar o mau primeiro semestre, quando caiu para o Módulo II do Campeonato Mineiro.
Fonte: www.terra.com.br