Pressionada, seleção mistura teste para Copa América com adeus de Ronaldo
Pressionada após o empate sem gols diante da Holanda no último domingo, a seleção brasileira do técnico Mano Menezes enfrentará a Romênia às 21h50 (de Brasília) desta terça-feira, no Pacaembu. No duelo, o time nacional mistura o último teste para a Copa América da Argentina e a despedida de Ronaldo.
Campeão mundial com a seleção brasileira em 1994 e 2002, Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas, entrará em campo aos 30 minutos do primeiro tempo. No intervalo, ele ganhará uma homenagem e não voltará para a disputa da etapa complementar.
Dessa forma, Mano Menezes já começa a partida com duas substituições obrigatórias. O confronto com a Romênia é a última oportunidade para o treinador fazer testes para a Copa América da Argentina, com início previsto para o próximo 1º de julho, já que depois do jogo ele divulga a lista com os 22 convocados para o torneio
Sucessor de Dunga após o Mundial da África do Sul, Mano Menezes vive o período de maior pressão desde que assumiu. Até o momento, ele venceu apenas seleções de menor expressão e não conseguiu bater os três únicos rivais de primeira linha que encontrou - perdeu da França e da Argentina e empatou com a Holanda.
"O jogo com a Romênia vai ter caráter de amistoso oficial. Precisamos do resultado para ter confiança. Com o Ronaldo, serão 15 minutos de festa. Todos teremos um grande prazer de participar da homenagem. Não vamos abrir mão desse lado bonito , mas devemos atuar bem", discursou Mano, incomodado com as vaias que o Brasil recebeu contra os holandeses.
Se a torcida já cobrou a seleção brasileira em Goiânia, a tendência é que em São Paulo o rigor dos torcedores seja ainda maior. O lateral direito Maicon, que será titular no lugar do poupado Daniel Alves, no entanto, espera contar com o apoio das arquibancadas no Pacaembu.
"Não tem pressão nenhuma. São todos experientes aqui, jogam em grandes equipes. Todo mundo já passou por situações como essa. Com certeza, o torcedor vai estar do nosso lado, como sempre esteve. Não jogamos contra uma seleção qualquer, e sim com a vice-campeã mundial", afirmou o jogador da Inter de Milão.
Além de Daniel Alves, Mano decidiu que o goleiro Júlio César, o volante Ramires e o zagueiro Thiago Silva, desgastados fisicamente, serão poupados do confronto com a Romênia. Assim, Victor, Sandro e David Luiz também começarão entre os titulares.
O Brasil terá outra novidade no meio-campo. Mano manteve um volante improvisado na armação, mas agora o escolhido foi Elias, do Atlético de Madri. Elano e Henrique disputam a vaga restante na contenção.
Sem quatro titulares, entre eles o atacante Adrian Mutu, da Fiorentina, e com Stefan Iovan como técnico interino, a Romênia prometeu não subir no gramado do Pacaembu apenas para se defender. "O Brasil é muito forte e está sempre no topo, porém não nos assusta. Chegamos depois de um bom jogo e temos confiança de, ao menos, igualar as ações", disse o comandante.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X ROMÊNIA
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 7 de junho de 2011, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sergio Pezzota (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana e Arie Busto (ambos da Argentina)
BRASIL: Victor; Maicon, David Luiz, Lúcio e André Santos; Sandro, Henrique (Elano) e Elias; Robinho, Fred e Neymar
Técnico: Mano Menezes
ROMÊNIA: Tatarusanu; Ripá, Papp, Gardos e Latovlevici; Muresan, Torje, Bourceanu e Sanmartean; Alexe e Marica
Técnico: Stefan Iovan
Fonte: Gazeta Esportiva
Texto: Bruno Ceccon e Helder Júnior São Paulo (SP)